Domingo, Fevereiro 5, 2023

Ano 113 - Nº 4892

publicidadepublicidade
InícioVALE DO LIMAVIANA DO CASTELOFamílias realojadas em hotel após explosão em prédio

Famílias realojadas em hotel após explosão em prédio

Dez famílias foram retiradas de 15 apartamentos de um prédio em Viana do Castelo depois de, na quarta-feira, ter-se registado uma explosão com gás de botija. Os residentes foram imediatamente realojadas num hotel e em casas de familiares, onde ficarão pelo menos uma semana.

Segundo adiantou fonte do pelouro da Coesão Social da Câmara de Viana do Castelo, das dez famílias, num total de 19 pessoas, sete agregados familiares (15 pessoas) foram realojados num hotel no centro da cidade e os restantes em casa de familiares.

A explosão no edifício com dois pisos e águas-furtadas, seguida de incêndio, ocorreu pelas 06:20 e fez um ferido grave. Pelas 08:00, o incêndio já tinha sido extinto pelos bombeiros.

Segundo o comandante dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, António Cruz, “todos os 15 apartamentos do prédio sofreram danos, sendo que alguns não dispõem de condições de habitabilidade”.

António Cruz adiantou que os trabalhos de reparação do telhado, portas e janelas dos 15 apartamentos e do prédio, com rés-do-chão e dois andares, já começaram, mas as dez famílias, num total de 19 pessoas, vão permanecer realojadas num hotel e em casas de familiares.

“Foi permitida a entrada dos moradores para recolherem alguns pertences, mas ainda não podem regressar às habitações. Há infraestruturas de água e luz que têm de ser vistoriadas com mais pormenor. Têm de existir condições de segurança plena para que as pessoas regressem às suas casas”, disse António Cruz.

O responsável garantiu que o edifício “não sofreu danos estruturais”, sendo que os trabalhos já iniciados têm como objetivo salvaguardar os apartamentos e o edifico da chuva que possa ocorrer nos próximos dias”.

“Está a ser substituído toda a parte de alumínios, vidros, telhado, portas interiores e a porta de entrada no prédio”, adiantou.

António Cruz acrescentou que “a autarquia está a suportar o realojamento das famílias num hotel da cidade e que, os proprietários e a empresa de condomínios ativaram os seguros para a realização das intervenções em curso no edifício”.

António Cruz referiu que a Polícia Judiciária concluiu a investigação para determinar a origem da explosão, seguida de incêndio, que ocorreu hoje pelas 06:20 e que fez um ferido grave.

No acidente registado quarta-feira resultou ainda um ferido com gravidade, com 75 anos, que foi transportado para o hospital de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, sendo, segundo fonte daquela unidade hospitalar.

O prédio fica situado na Rua arquiteto Ventura Terra, na União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela), nas proximidades do campo de futebol do Sport Clube Vianense.

Segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, chegaram a estar no local 25 elementos, apoiados por 10 veículos.

Ao local comparecerem os bombeiros voluntários e sapadores, a PSP e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) estacionada no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

 

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes

%d bloggers like this: