Sábado, Outubro 18, 2025
publicidadepublicidade
InícioMAIS SECÇÕESNACIONALMinistério abre aviso de 1,5 ME para reforçar gestão de Áreas Protegidas

Ministério abre aviso de 1,5 ME para reforçar gestão de Áreas Protegidas

Relógio Progressivo
O JORNAL CARDEAL SARAIVA AGUARDA REUNIÃO COM O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA

00 Dias 00 Horas 00 Minutos 00 Segundos

O ministério do Ambiente revelou hoje que abriu candidaturas ao novo aviso de apoio “para reforçar a gestão das áreas protegidas” através da contratação de técnicos, com 1,5 milhões de euros para o período de 2025-2026.

O aviso, publicado no portal do Fundo Ambiental, pretende “garantir apoio técnico qualificado, dedicado e contínuo às Comissões de Cogestão dos Parques Naturais”, explica o ministério do Ambiente e Energia em comunicado.

A tutela sublinha que o apoio se destina, “forma direta e exclusiva, a contratação de técnicos qualificados para prestar apoio permanente às comissões de cogestão de áreas protegidas em Portugal continental”, como é o caso do Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde um incêndio que deflagrou no sábado mobilizava, pelas 18:00 de hoje, 677 operacionais, apoiados por 226 veículos e 10 meios aéreos, de acordo com a página da Proteção Civil.

“O aviso do Fundo Ambiental vai reforçar a elaboração e implementação dos planos de cogestão, a comunicação com os territórios e o envolvimento das comunidades locais”, observa o ministério.

De acordo com o ministério, para breve está “a abertura de um outro financiamento exclusivo para a gestão dos parques”.

Citada na nota de imprensa, a ministra Maria da Graça Carvalho destacou que “a capacitação técnica é a base de uma gestão participada, próxima e eficaz da natureza que protegemos”.

“As comissões de cogestão são o rosto da governação partilhada nas áreas protegidas – e é nosso dever garantir que têm os meios para exercer essa missão”, disse.

O financiamento é concedido sob a forma de subvenção não reembolsável e em custos simplificados.

O aviso foi aberto esta semana através da Agência para o Clima (ApC).

No início de 2024, no território continental, a Rede Nacional de Áreas Protegidas integrava 53 áreas protegidas, das quais 33 são de âmbito nacional, que contemplam 1 parque nacional, 14 parques naturais, 9 reservas naturais, 2 paisagens protegidas e 7 monumentos naturais, de acordo com a página da Internet do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas

 

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes