Sábado, Julho 2, 2022

Ano 113 - Nº 5275

publicidade
publicidadepublicidade
InícioVALE DO MINHOMONÇÃOPasseios turísticos de barco no Rio Minho começam na próxima semana

Passeios turísticos de barco no Rio Minho começam na próxima semana

Os passeios de barco no troço internacional do rio Minho, ligando as eurocidades Monção e Salvaterra de Miño e Valença a Tui, começam no final da próxima semana para promover o património natural, cultural e etnográfico, foi hoje divulgado.

Fonte da Câmara de Monção disse que os passeios turísticos de barco pela rota fluvial do rio Minho “vão começar no final da próxima semana para animar a época natalícia e prolongar-se com frequência diária durante o período dos festejos dos Reis”.

A partir dessa altura, “os passeios realizar-se-ão aos fins de semana, sendo que em épocas festivas, a embarcação voltará a operar diariamente”.

A fonte adiantou que o início dos percursos turísticos esteve inicialmente previsto para o verão, mas a pandemia de covid-19 acabou por atrasar o arranque da iniciativa que envolve os quatro municípios ribeirinhos que integram o projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável”, financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP).

A mesma fonte, que falava a propósito da apresentação da rota fluvial do rio Minho, na sexta-feira, no Cais de Salvaterra de Miño, na Galiza, adiantou que a embarcação que percorrerá a rota fluvial tem capacidade para 20 lugares, mas transportará 15 pessoas para cumprir as regras de prevenção da covid-19, determinadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os passeios de barco “para grupos de pessoas implicam reservas no sítio na Internet do operador turístico escolhido pelas autarquias para garantir a animação turística do percurso”.

O percurso prevê paragem em cada um dos quatro municípios para visitas guiadas ao património natural, cultural e etnográfico.

Já para um passeio de barco com durante de uma hora, os interessados poderão inscrever-se na hora, ou no cais de Salvaterra do Miño, ou em Vigo, onde a embarcação estará atracada.

Segundo uma nova hoje enviada à imprensa pela Câmara de Monção, o principal objetivo deste projeto, no qual participam também a Agência Galega de Turismo, a Direção-Geral do Património Natural da Xunta de Galiza e o Turismo do Porto e Norte de Portugal, é “posicionar o rio Minho como um destino turístico único e diferenciador”.

O projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável” “contribuirá para cimentar o conceito “Visit Rio Minho”, através do reforço do posicionamento da região no mercado nacional e internacional, assegurando, com isso, uma vantagem competitiva em relação a outros destinos”.

Promover o valor natural e paisagístico do corredor ambiental do rio internacional Minho, uma área classificada como Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 nos dois lados da fronteira, e implementar ações de recuperação, uso sustentável e compartilhado daquele curso internacional de águas são outras das apostas.

O projeto também pretende “aumentar a relação da população com as áreas ribeirinhas e os ecossistemas associados e conscientizar a comunidade local para a necessidade da sua conservação e valorização”.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes