Os Bombeiros Sapadores de Braga destruíram, em 2023, 1.156 ninhos de “vespa asiática”, o número mais elevado de sempre, anunciou hoje o município.
Em comunicado, o município refere que as várias intervenções envolveram 2.312 operacionais e 1.312 saídas de veículos, num total de 20.992 quilómetros percorridos.
Segundo o vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, este trabalho de erradicação da vespa asiática deve-se a um “grande investimento” do município em formação das equipas que atuam no terreno, mas também na aquisição de material que permita a aplicação da metodologia de eliminação mais eficaz.
“Temos uma equipa treinada e com bastante conhecimento neste âmbito. Tivemos sempre bem presente a ideia de que a destruição dos ninhos tinha de ser feita por pessoas especializadas e com equipamento próprio e por isso investimos e continuaremos a investir nesta matéria”, acrescentou o autarca.
Altino Bessa sublinhou que os ninhos “devem ser destruídos somente por técnicos preparados para o efeito”.
“Sempre que se verifique a existência de ninhos, os cidadãos devem acionar de imediato os Bombeiros Sapadores que, à imagem do que tem acontecido, darão a resposta mais célere possível”, disse ainda.
Lembrou que, de acordo com o que referem os especialistas na área, “acabar com vespa asiática em Portugal vai ser impossível”.
“Por isso, o importante é detetar e destruir os ninhos”, afirmou.
Segundo o município de Braga, em 2023 registou-se uma “proliferação” da presença da vespa asiática no território.
“Esta assume-se já como uma praga, sendo os seus efeitos mais visíveis a destruição da abelha melífera autóctone e, em consequência, a diminuição do papel polinizador e de produção de mel desta espécie”, refere o comunicado.
Alerta ainda para o risco que representam aquelas vespas quando se sentem ameaçadas.
Atacam a população e a sua picada “é mais dolorosa” do que a das abelhas e vespas autóctones.
Para comunicar a deteção ou suspeita da existência de ninhos de vespa asiática, o município tem disponível o endereço eletrónico vespa.velutina@cm-braga.pt.
A vespa velutina é uma espécie asiática que exerce uma ação destrutiva sobre as colmeias de abelhas melíferas e pode constituir perigo para a saúde pública.
Natural das regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia, a espécie entrou na Europa através do porto de Bordéus, em França, em 2004. Os primeiros indícios da presença da vespa velutina surgiram em 2011 no distrito de Viana do Castelo, mas a situação começou a agravar-se a partir do final do ano seguinte.
A praga começa a ser visível na primavera. Os ninhos começam por ter o tamanho de uma bola de pingue-pongue, em maio passa a ter a dimensão de uma bola de futebol e depois transforma-se num cesto que pode ter mais um metro de altura e 80 centímetros de largura.
Crie a sua conta aqui
Bem-vindo! registre-se para obter uma conta
Uma senha será enviada para o seu e-mail.
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada para o seu e-mail.
Sapadores destruíram 1.156 ninhos de vespa asiática em 2023 em Braga
Artigos Relacionados