Domingo, Fevereiro 5, 2023

Ano 113 - Nº 4892

publicidadepublicidade
InícioVALE DO LIMAVIANA DO CASTELOTrânsito cortado em estrada da frente ribeirinha de Viana

Trânsito cortado em estrada da frente ribeirinha de Viana

A chuva das últimas horas e a subida da maré no rio Lima, em Viana do Castelo, levou hoje, cerca das 14:15, à interrupção da circulação rodoviária na Rua de Límia, na frente ribeirinha da cidade, informou fonte policial.

A situação é recorrente sempre que a preia-mar coincide com períodos de precipitação intensa.

Contactada pela Lusa, a fonte do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo adiantou que, já em Ponte de Lima, o areal foi tomado pelas águas do rio Lima, tendo sido retiradas todas as viaturas que se encontravam no local.

A chuva intensa e persistente que caiu na terça-feira causou mais de 3.000 ocorrências, entre alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas, afetando sobretudo os distritos de Lisboa, Setúbal, Portalegre e Santarém.

No total, há registo de 83 desalojados, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), e o mau tempo levou também ao corte e condicionamento de estradas e linhas ferroviárias, que têm vindo a ser restabelecidas.

Segundo a ANEPC, estão “cinco planos municipais de emergência ativos”, quatro no distrito de Portalegre e um em Santarém, mantendo-se em estado de alerta amarelo os planos especiais de emergência para as bacias dos rios Tejo e Douro devido ao risco de cheias.

Além destes dois rios, André Fernandes destacou na terça-feira que se mantêm os alertas e os avisos já efetuados para diversas bacias hidrográficas devido às previsões de chuva forte e persistente, nomeadamente dos rios Minho, Lima, Cávado, Ave e Vouga, no Norte.

 

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes

%d bloggers like this: