Uma explosão ocorreu hoje na Escola Superior Agrária, em Refoios, na altura em que se realizava o 20º Encontro Nacional de Ecologia na Escola Superior Agrária.
O acidente ocorreu pelas 12,57 horas na área denominada “Cozinha Velha” da ESA, local onde são servidas refeições no âmbito das cerimónias promovidas pelo IPVC.
Na altura estavam a ser servidas refeições aos vários elementos participantes no evento, utilizando um aparato com covetes e um líquido inflamável para o aquecimento dos alimentos.
De repente, o aparato libertou gases e, de seguida, explodiu.
Dessa explosão resultaram ferimentos graves em duas cozinheiras daquele estabelecimento de ensino, que sofreram várias queimaduras nas pernas e braços, as quais tiveram que ser transportadas para o Hospital de S. João, no Porto.
Até ao momento não foi possível apurar de que liquido inflamável se tratava, mas sabe-se que era um líquido muito inflamável e, provavelmente, mais pesado que o ar.
No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima com 7 operacionais com 3 viaturas, incluindo uma ambulância, uma VMER e uma SIV com 4 operacionais.
A GNR tomou conta da ocorrência, tendo feito deslocar para o local 3 elementos e 2 viaturas.
A edição deste ano do Encontro Nacional de Ecologia na Escola Superior Agrária é dedicado ao tema “O conhecimento ao serviço das áreas protegidas”.
Este Encontro é uma organização conjunta da SPECO – Sociedade Portuguesa de Ecologia e da Escola Superior Agrária – IPVC.