Parceria entre Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e autarquias vai permitir descentralizar tomas de vacina da gripe.
Com a aproximação da chegada do inverno e com on surto de pandemia do Covid-19 a alastrar-se as autoridades nacionais de saúde aconselham vivamente a vacinação contra a gripe sazonal para o grupo de risco.
A pensar neste momento crítico a USLAM promoveu uma parceria com os autarcas das freguesias para pôr em prática uma “estratégia de vacinação descentralizada em postos de proximidade à comunidade”.
A proposta foi dirigida aos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo, que agora deverão colocar em prática e no terreno tal acção com a ajuda das equipas de enfermagem.
O objetivo desta medida é evitar que a população mais idosa e vulnerável tenha de se deslocar aos centro de saúde, o que poderá originar maior concentração de pessoas nesses espaços.
As juntas de freguesia de Ponte da Barca vão funcionar, a partir do dia 19 deste mês, como postos de vacinação contra a gripe sazonal.
Augusto Marinho, presidente da Câmara de Ponte da Barca, reuniu com os presidentes de junta para explicar o contexto desta parceria, e definir quais os locais, horários e as regras de higiene e segurança a adoptar.
Assim, em Ponte da Barca, para além do Centro de Saúde local, será possível receber a administração da vacina nas juntas e freguesia, com as quais as populações de risco deverão contactar até ao dia 18 de outubro para agendamento.
A vacina contra a gripe será administrada pelas equipas de enfermagem do Centro de Saúde Local para os grupos prioritários, tais como pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; doentes crónicos e imunodeprimidos, com 6 ou mais meses de idade e grávidas
Para estes grupos de risco as vacinas são gratuitas, mas haverá vacinas à venda nas farmácias que podem ser compradas com receita médica e são comparticipadas.
Todos aqueles que fazem parte do grupo alvo devem entrar em contacto com os autarcas da sua Junta de Freguesia e proceder à inscrição até ao dia 18 de outubro.