Quinta-feira, Junho 30, 2022

Ano 113 - Nº 5275

publicidade
publicidadepublicidade
InícioVALE DO LIMAPONTE DE LIMAVasco Ferraz toma posse e apresenta novas ideias para a governação

Vasco Ferraz toma posse e apresenta novas ideias para a governação

O novo presidente de Câmara de Ponte de Lima sugere uma governação com maior participação da comunidade. Para isso propõe a criação de Conselho Municipal no qual diferentes personalidades “exteriores aos órgãos municipais e partidos”, ajudarão na tomada das “melhores decisões” para o concelho.

No discurso de tomada de posse, que decorreu hoje no auditório rio Lima, Vasco Ferraz disse que a sua estratégia de governação passa pela criação de o Conselho Municipal de Estratégia e Futuro Sustentável.

Segundo o autarca o objectivo deste conselho é “envolver pensadores e outros cidadãos que, pelos seus percursos de vida, experiência ou atividade presente, possam auxiliar no planeamento e implementação de estratégias e modelos de desenvolvimento”.

O Conselho Municipal de Estratégia e Futuro Sustentável será “uma equipa, um grupo de trabalho composto por personalidades de reconhecido mérito que, exterior aos órgãos municipais e aos partidos, seja capaz de recolher experiência e formar uma visão estratégica que ajude o município à tomada das melhores e mais fundamentadas decisões”.

Segundo Vasco Ferraz esta é a forma de “trazer a sociedade civil para a discussão pública, num equilíbrio de poder desejável, para potenciar em simultâneo os papéis da autarquia e da sociedade, num futuro sustentável e de justiça social”, adiantou.

O autarca recém-eleito disse estar confiante num “futuro também feito de proximidade, feito de olhos nos olhos e nunca de costas voltadas”. Para isso, Vasco Ferraz lançou o convite a todos os limianos para se juntarem na luta por um melhor futuro para Ponte de Lima e para os pontelimenses, porque o futuro, o sucesso e o progresso faz-se com todos”.

Neste novo executivo camarário, Vasco Ferraz assume a presidência do município com os pelouros das Finanças, Pessoal, Coordenação e Planeamento Estratégico, Urbanismo e Habitação e Juntas de Freguesia.

A vice-presidência estará a cargo de Paulo Jorge da Cunha Barreiro de Sousa (CDS/PP) que terá seu cargo o pelouro do Desenvolvimento Empresarial, Social, Turismo, Educação, Modernização Administrativa e Transição Digital, Mobilidade e Transportes e Cultura e Património Material e Imaterial;Quanto aos restantes vereadores, Gonçalo Miguel Libório Pereira Rodrigues (CDS/PP) terá a cargo as Obras Públicas, Florestas e Biodiversidade, Ambiente e Espaços Verdes, Desporto, Lazer e Juventude; Carlos M. Pinto Correia do Lago (CDS/PP) terá  a seu cargo o Desenvolvimento Rural, Proteção Civil e Segurança Pública, Gestão e Conservação do Espaço Público, Sanidade Animal, Gestão do Património e Recursos Físicos.

De fora destas atribuições ficaram os eleitos Luciano Francisco Borges Pereira e Zita Maria Costa Fernandes (PLMT) e José Nuno Torres M. Vieira Araújo (PSD), que assumem a vereação, mas sem pelouros atribuídos.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes