Terça-feira, Setembro 27, 2022

Ano 113 - Nº 5275

publicidadepublicidade
InícioAMBIENTEViana do Castelo distinguida com nove “praias de Ouro”

Viana do Castelo distinguida com nove “praias de Ouro”

Nove praias de Viana do Castelo foram distinguidas com “Qualidade Ouro” pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

A atribuição deste galardão de Qualidade de Ouro 2022 é uma boa notícia para a região e para a época balnear que hoje se inicia.

As nove praias agora distinguidas são as praias de Afife, Amorosa, Arda, Cabedelo, Carreço, Castelo de Neiva, Ínsua, Norte e Paçô.

A época balnear arranca hoje, dia 1 de junho, somente nas praias Norte e Carreço, para assegurar a segurança dos diversos ATL’s infantis que procuram estes espaços. Nas restantes praias vianenses o período balnear arrancará até dia 10 de junho, encerrando a 11 de setembro.

Esta distinção consta de um estudo da Quercus que avalia a qualidade das águas balneares nacionais, do qual resultou uma listagem de 440 praias distinguidas com “Qualidade de Ouro”, um valor recorde na história deste galardão. Este ano as praias distinguidas foram em maior número, registando mais 47 praias do que no ano anterior.

De acordo com os critérios definidos em 2022, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar vários critérios quanto à qualidade da água excelente nas últimas quatro épocas balneares de 2017 a 2020.

De fora desta distinção ficaram as praias que possam ter registado qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Recorde-se que, em abril, Viana do Castelo tinha já conquistado a Bandeira Azul em 10 praias do concelho, entre Arda (Mariana), Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa, Luziamar, Castelo de Neiva e Praia da Ínsua, na freguesia de Afife.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes