Sábado, Junho 25, 2022

Ano 113 - Nº 5275

publicidade
publicidadepublicidade
InícioACTUALIDADEVigilância assegurada nas praias vianenses

Vigilância assegurada nas praias vianenses

Viana do Castelo investe 402 mil euros na valorização da orla costeira e espaços naturais e na vigilância de praias durante época balnear

Já arrancou a época balnear, estando desde já assegurada a vigilância em cinco praias do concelho vianense com maior perigosidade devido aos feriados, abrangendo as praias da Arda, Afife, Paço, Amorosa e Cabedelo.

No âmbito da estratégia de Viana do Castelo “Cidade Náutica do Atlântico” e nomeadamente ao nível da política de promoção e valorização das potencialidades ambientais e turísticas do concelho, a câmara Vianense aposta em criar boas condições de acolhimento e segurança dos utentes das praias, em especial aos banhistas e praticantes de desportos náuticos.

Neste sentido o Município de Viana do Castelo investe, no presente ano, 402 mil euros na requalificação e valorização ambiental nos territórios da orla costeira e dos espaços naturais e na vigilância de doze praias durante a época balnear.

Para isso, foram reforçados os meios e os equipamentos de informação, apoio, vigilância, segurança, socorro e salvamento, integrando as praias do litoral não vigiadas.

A assinatura de protocolo entre o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o presidente da Coordenada Decimal – Associação de Nadadores Salvadores, na passada sexta-feira, dia 9, garante a salvaguarda da segurança nas praias marítimas e fluviais no período entre 27 de junho e 30 de agosto, num  investimento de 197 mil euros.

O protocolo agora assinado visa garantir a segurança, durante a época balnear, nas praias de Afife, Arda/Bico, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Cabedelo/Luziamar, Rodanho, Amorosa 1, Amorosa 2, Castelo de Neiva, Argaçosa e Foz do Lima, salvaguardando a segurança dos utentes e de praticantes de desportos náuticos, nas praias vigiadas e não vigiadas.

De acordo com o protocolo, o Município de Viana do Castelo suportará os encargos financeiros, respeitando o dispositivo de segurança e cumprindo as instruções do órgão local da Autoridade Marítima, Capitania do Porto de Viana do Castelo. Já a Coordenada Decimal fica responsável, entre outros, pela preparação da época balnear, que inclui recrutamento, seleção, capacitação e contratação dos nadadores salvadores, paramédico, coordenador, operadores de embarcação e motos 4×4, assumindo ainda a monitorização e coordenação dos profissionais do dispositivo de segurança.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes