Sábado, Outubro 18, 2025
publicidadepublicidade
InícioGALIZACombate entre Mouros e Cristãos encerra Romaria da Sainza

Combate entre Mouros e Cristãos encerra Romaria da Sainza

Relógio Progressivo
O JORNAL CARDEAL SARAIVA AGUARDA REUNIÃO COM O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA

00 Dias 00 Horas 00 Minutos 00 Segundos

Um combate entre Mouros e Cristãos encerrou as festividades da Romaria da Saínza, no concelho de Rairiz de Veiga, em Ourense.

Encerrou este domingo a Romaria da Sainza, evento classificado como Festa de Interesse Turístico Galego, constituiu por vários dias de celebrações, que atraíram centenas de pessoas a esta localidade da região da Limia.

A tradicional recriação histórica do confronto entre Mouros e Cristãos, que remonta há quase dois séculos, culminou um programa intenso que se iniciou na sexta-feira, dia 19, com um festival musical, e que continuou no sábado com o assalto simbólico ao castelo pelos mouros.
Para além do aspeto lúdico e teatral, a romaria integrou também uma significativa componente religiosa. Ao longo de nove dias, de 12 a 20 de setembro, realizou-se uma novena com reza do rosário e missa na Capela da Saínza.
No sábado, uma procissão solene partiu da capela em direção à Igreja de São João de Rairiz de Veiga, onde foi celebrada uma eucaristia. Já no domingo, outra procissão seguiu da igreja paroquial até ao castelo, local onde se realizou uma missa antes do combate final.

A presidente da câmara municipal, Asunción Morgade, e os restantes elementos do executivo municipal estiveram presentes e promoveram ativamente as celebrações, reforçando o papel deste evento como um pilar da identidade cultural e religiosa da comunidade.
A Romaria da Saínza mantém-se, assim, como uma das manifestações tradicionais mais singulares e com maior história da província de Ourense.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes