O perigo iminente de queda de um ramo de uma das árvores da Avenida dos Plátanos, em Ponte de Lima, obrigou, esta noite, a uma intervenção urgente para restabelecer a segurança no local.
O alerta foi dado às 22:06 horas, tendo os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima deslocado para o local sete operacionais e três viaturas, dentre elas, um veículo equipado com escada giratória.
O local foi imediatamente vedado ao público por questões de segurança e para possibilitar a acção dos agentes de protecção civil.
A ajudar nos trabalhos esteve uma equipa de sapadores municipais que procedeu ao corte do ramo da árvore afetada.
No local estiveram ainda a PSP com uma viatura e dois elementos daquela força policial.
Vasco Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, e Carlos Lago, vereador, estiveram no local a acompanhar os trabalhos, os quais foram dados como concluídos às 3:08 horas de domingo.
Recorde-se que em Maio passado, o jornal Cardeal Saraiva já dava conta do estado de perigosidade que representavam alguns dos plátanos da avenida.
Na altura, após ter sido alertada pelo “Cardeal Saraiva”, a Câmara Municipal de Ponte de Lima, contratou os serviços de empresa especializada para fazer um estudo fitossanitário daquelas árvores.
Segundo o Cardeal Saraiva apurou, o estudo já foi entregue à Câmara Municipal de Ponte de Lima. Nele são identificadas várias situações críticas naquelas árvores centenárias, tendo sido detetados vários plátanos com cancro e outros com cavidades a necessitarem de tratamento.
Em actualização: 13 Ago 22, 3:25