Terça-feira, Setembro 27, 2022

Ano 113 - Nº 5275

publicidadepublicidade
InícioDESPORTOIuri Leitão deixa concorrência para trás e arrecada medalha de ouro

Iuri Leitão deixa concorrência para trás e arrecada medalha de ouro

O ciclista vianense Iúri Leitão conquistou hoje a medalha de ouro de scratch, na corrida de encerramento do Campeonato da Europa de Pista masculino, que se realizou hoje em Munique, na Alemanha.

A prova de scratch constava de um percurso de 15 quilómetros, feitas em 75 voltas do velódromo.

O início da prova foi feito a um ritmo forte, mas só ao final de 15 voltas é que o pelotão se dividiu criando dois grupos de ciclistas.

Quando os atletas já acusavam algum desgaste foi a vez de Iuri Leitão distanciar-se dos seus directos adversários.

Faltavam 49 voltas para o final da prova quando Iuri Leitão disparou e começou a distanciar-se dos outros ciclistas, sendo que, após cinco voltas, já o atleta vianense dobrava o grupo de ciclistas.

A concorrência ia movimentando-se numa sucessão de ataques ao líder da prova, mas Iuri soube gerir a vantagem de uma volta de avanço e sair vencedor da prova.

Iuri Leitão venceu destacado a prova e conquistou a primeira medalha de ouro na modalidade para Portugal.

A medalha de prata foi para o alemão Moritz Malcharek e a de bronze para o polaco Bartosz Rudyk

“Apercebi-me da hesitação dos principais candidatos, até porque vinham um pouco mais desgastados” e, por isso, foi a” altura certa para atacar”, referiu Iúri Leitão no final da prova.

Iuri Leitão, visivelmente feliz com a vitória alcançada, confidenciou que estava “ciente de que poderíamos conquistar o título, mas chegar à final e levar a medalha desta forma é um sentimento muito forte, uma felicidade imensa.

Para além da medalha de ouro conquistada hoje, Iúri Leitão soma já outras vitórias no “scratch”, tendo sido campeão da Europa em 2020, em Plovdiv (Bulgária), e nos Europeus de 2021, em Grenchen (Suíça), e, ainda, vice-campeão mundial em 2021, em França, mas na especialidade de eliminação.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes