Domingo, Junho 26, 2022

Ano 113 - Nº 5275

publicidade
publicidadepublicidade
InícioAMBIENTEÉpoca balnear alargada até 13 de Setembro em Viana do Castelo

Época balnear alargada até 13 de Setembro em Viana do Castelo

Com a continuação do bom tempo e com as regras de afastamento a serem respeitadas, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) decidiu alargar época balnear até 13 de Setembro.

Esta medida abrange assim as praias de Viana do Castelo, nomeadamente as praias de Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo do Neiva, as quais ostentam a bandeira azul.

A vigilância, assistência e socorro balnear nessas praias está a cargo da Associação de Nadadores Salvadores Coordenada Decimal, que garante um corpo de 38 nadadores salvadores que opera em conjunto com a Autoridade Marítima, através de 4 viaturas de apoio de assistência à emergência.

A costa de Viana do Castelo, com mais de 40 recantos de areia e outras rochas, distribui-se por mais de 24 km. Dotada de 10 troços com qualidade para a prática balnear, as praias de Viana do Castelo são santuários onde a Natureza e a Cultura estão bem conservadas.

Inseridas na Zona Especial de Conservação do Litoral Norte e onde estão classificados 5 dos 13 monumentos naturais de Viana do Castelo, as dez praias têm águas de excelente qualidade e temperatura amena, e são servidas por uma rede de passadiços.

Fruto da crise sanitária global provocada pela COVID-19, a Câmara Municipal de Viana do Castelo reforçou os cuidados e a atenção sobre o desenvolvimento da época balnear, tendo sido criados circuitos nos passadiços, protocolada a criação da figura do Assistente de Praia com o Corpo Nacional de Escutas e implementado um sistema que permite a monitorização do estado de repleção dos recipientes de resíduos, e a avaliação da qualidade do serviço dos balneários.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes