Segunda-feira, Novembro 28, 2022

Ano 113 - Nº 5275

publicidadepublicidade
InícioVALE DO LIMAPONTE DE LIMAFaleceu Ovídio Carneiro

Faleceu Ovídio Carneiro

Vitima de doença prolongada faleceu hoje, com 84 anos de idade, no Hospital Distrital de Viana do Castelo, Ovídio da Fonte Carneiro.

Nos últimos dias da sua vida, e motivado pela doença, necessitou de cuidados paliativos, o que levou à sua hospitalização durante os últimos três meses.

Ovídio Carneiro, nasceu em 1938 em Ponte de Lima. Cedo mostrou grande propensão para as artes plásticas, tendo-se distinguido como pintor e ceramista, mas também como distinto arquiteto.

A sua formação iniciou-se na Oficina de S. José, em Ponte de Lima, onde frequentou escola primária e, mais tarde, veio a frequentar a Casa Pia, em Lisboa, onde recebeu formação avançada.

A entrada nesta instituição ficou a dever-se ao apoio prestado por Norton de Matos, que desde cedo se apercebeu das excelentes qualidades artísticas e da inteligência do jovem limiano. O General apoiou a sua ida para Lisboa e a amizade entre os dois perdurou por muitos anos.

Ao longo da sua vida Ovídio Carneiro demonstrou ser uma pessoa desprendida e com formação humana exemplar, tendo sabido manifestar o seu apreço por aquilo que aquelas duas instituições lhe proporcionaram.

Pessoa de trato fácil e de simpatia cativante, Ovídio Carneiro será sempre recordado como uma figura distinta da cultura limiana, cuja sua arte ultrapassou fronteiras.

Um dia depois de ter sido apresentado o cartaz das Feiras Novas deste ano, é nosso dever recordar também Ovídio Carneiro como autor de quatro dos cartazes da nossa festa maior.

O seu funeral realiza-se amanhã, sábado, dia 9, sendo rezada missa de corpo presente, pelas 10 horas, na Igreja da Ordem Terceira, em Viana do Castelo.

Após as cerimónias religiosas o seu corpo seguirá para o crematório de Famalicão, onde será cremado.

À família, o jornal Cardeal Saraiva endereça votos de condolências por esta perda imensa.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes