Terça-feira, Setembro 27, 2022

Ano 113 - Nº 5275

publicidadepublicidade
InícioVALE DO LIMAPONTE DE LIMAMais de 100 sidras disponíveis na Feira da Sidra

Mais de 100 sidras disponíveis na Feira da Sidra

Feira dedicada à sidra pretende valorizar produto e colocar Ponte de Lima na rota das vilas e cidades sidreiras.

Abriu hoje ao público, pelas 18 horas, na Avenida dos Plátanos, em Ponte de Lima a 1ª Feira da Sidra e Bebidas de Pomar- Sidrama.

A feira está de portas abertas até domingo, sendo possível degustar mais de 100 sidras em ambiente descontraído, onde a música também marca presença.

A iniciativa prevê a realização de workshops e harmonizações ao vivo, colóquios e degustações comentadas pelos mais de 20 sidreiros presentes.

A Sidrama, que se realiza este ano pela primeira vez, tem como ponto central a Sidra, e coloca Ponte de Lima na rota internacional de cidades, vilas e territórios da produção desta bebida milenar.

A iniciativa pretende dar visibilidade nacional e internacional , tendo em vista a criação do primeiro território nacional com um produto turístico do género, agregado a uma rede mundial de regiões sidreiras.

A sidra é bebida derivada da maçã, que é produzida ao longo de muitos séculos, mas em tempos a sua produção chegou mesmo a ser proibida.

Hoje a tendência é para a sua valorização e Ponte de Lima tem um forte potencial de crescimento nesta categoria de bebidas.

Há cada vez mais produtores desta bebida, sendo que neste certame estão  representadas algumas dessas marcas.

É o caso das sidras nacionais de várias regiões, tais como Vale de Cambra, Carrazeda de Ansiães, Castelo Branco, Bombarral, Vila Real, e as famosas produções madeirenses com mais de 600 anos de história.

É de destacar ainda a presença de novos produtores, nomeadamente a limiana Nua Cider, que utiliza as maçãs das quintas e quintais da região para produzir sidras e devolve o benefício da venda aos proprietários, para estes cuidarem e tratarem das macieiras.

No panorama internacional a Espanha é um dos países produtores de sidra já com provas dadas. É o caso das regiões Catalunha, Astúrias, Cantábria, Galiza e do País Basco, onde o produto tem lugar de destaque na promoção do território.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes