Quinta-feira, Junho 30, 2022

Ano 113 - Nº 5275

publicidade
publicidadepublicidade
InícioVALE DO LIMAPONTE DE LIMAO perigo espreita na Avenida dos Plátanos

O perigo espreita na Avenida dos Plátanos

A Avenida dos Plátanos é um local aprazível que se proporciona a um passeio junto ao Rio Lima, em Ponte de Lima, mas o local pode revelar-se perigoso em dias de vento.

Quem o avisa, amigo é. E é por isso que a Câmara Municipal de Ponte de Lima colocou há vários anos, à entrada da Avenida dos Plátanos, um aviso alertando para a perigosidade daquele local em dias de vento. Nele pode-se ler “Quando haja vento o Município desaconselha a circulação de peões neste espaço”.

Quem por ali passeia já certamente se deparou, de tempos a tempos, com a queda de galhas de dimensões consideráveis, as quais só por sorte não vitimaram nenhum transeunte.

O forte porte dos Plátanos centenários já “vergam” com a idade, sendo evidente a doença em várias daquelas árvores, o que, para além do vento, poderá ser motivo causador destes incidentes.

Num breve olhar sobre aqueles plátanos é possível identificar uma desses árvores, que para além de aparentar sinais de doença, é visível uma grande fratura num dos seus ramos.

Dadas as dimensões do ramo em questão, e com a probabilidade de ocorrer a sua queda, o local reveste-se de perigosidade acrescida pelo que urge intervir no local.

Tentamos para o efeito contactar a Câmara Municipal de Ponte de Lima, mas até ao momento não foi possível.

Recordamos que há cerca de três anos aquelas árvores foram alvo de uma intervenção, tendo na altura se procedido à poda das árvores. Tratou-se de uma poda muito superficial, com corte de ramos de pequenas dimensões.

A Avenida dos Plátanos, que os limianos se habituaram a denominar tão somente de “avenida”, é um dos locais de visita obrigatória na vila mais antiga de Portugal.

Trata-se de uma zona pedestre na margem esquerda do Rio Lima, localizado entre as pontes medieval de Senhora da Guia, composta por duas fileiras de plátanos centenários plantados em 1901.

Nessa altura o local recebeu o nome de Avenida D. Luís Filipe, tendo em vista a visita daquele príncipe a Ponte de Lima. Mais tarde o nome viria a ser alterado para Avenida 5 de Outubro, mas, até aos dias de hoje, a denominação mais comum é a de Avenida dos Plátanos.

O local é emblemático para os residentes, bem como para aqueles que visitam Ponte de Lima, e, para isso, muito contribui a simbiose permanente com o Rio Lima que corre a seu lado.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes