Quinta-feira, Junho 30, 2022

Ano 113 - Nº 5275

publicidade
publicidadepublicidade
InícioVALE DO LIMAPONTE DE LIMAO Rio Lima  recebeu hoje mais uma descarga poluidora

O Rio Lima  recebeu hoje mais uma descarga poluidora

Enquanto na Expolima se promovia Ponte de Lima com a realização do Concurso de Saltos Internacional e na avenida dos Plátanos subiam ao palco Ranchos Folclóricos da região, logo ali ao lado, o Rio Lima sofria mais um atentado ecológico.

Durante todo o dia de hoje o Rio Lima teve um aspecto turvo em toda a sua extensão junto à vila. Em causa esteve mais uma descarga poluidora efectuada no Rio Labruja, que manteve durante todo o dia o leito do rio com um aspecto barrento.

De cima da Ponte medieval era possível ver a proveniência do foco poluidor, com as águas do Rio Labruja a entrarem barrentas no Rio Lima.

Subindo junto às margens desse afluente do Rio Lima, foi possível ver todo o seu leito poluído, pelo menos, até à zona do Arco da Geia, em Arcozelo. Obviamente que a poluição vinha de algum ponto mais a montante daquela localização, mas que não foi possível identificar.

O cenário de poluição foi tão vasto e a quantidade de detritos tão elevada que, pelas 22 horas, ainda era possível ver o Rio Lima todo poluído.

Um pescador local, que não se quis identificar, mostrou-se revoltado com a situação e disse que em causa poderá estar a morte de vários peixes, entre eles o salmão e a truta que por ali existem.

De recordar que esta não é uma ocorrência isolada. É recorrente existirem descargas deste tipo após a queda de fortes chuvas. A questão está em se perceber se esse é um acto natural ou se a queda de chuva é uma oportunidade para algum industrial de pedreiras se livrar de detritos que deveriam ser recolhidos por empresa certificada.

A GNR foi alertada por populares e tomou conta da ocorrência.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes