Quinta-feira, Junho 30, 2022

Ano 113 - Nº 5275

publicidade
publicidadepublicidade
InícioVALE DO LIMAPONTE DE LIMAPlátanos da avenida estão a ser avaliados

Plátanos da avenida estão a ser avaliados

 

A Câmara Municipal de Ponte de Lima pediu já uma avaliação fitossanitária dos plátanos da Avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima.

A situação foi alertada pelo jornal Cardeal Saraiva, que noticiou e identificou o perigo iminente de algumas daquelas árvores centenárias na avenida marginal. https://cardealsaraiva.com/?p=6247

Após ter tomado conhecimento da situação a Câmara Municipal de Ponte de Lima (CMPL) pediu uma avaliação fitossanitária dos plátanos, para verificar qual o estado de saúde daquelas árvores centenárias e da possibilidade de haver perigosidade para os transeuntes que frequentam aquela zona.

A empreitada está a cargo da empresa Treplus, que, desde logo, identificou cada uma das árvores, numerando-as, para uma melhor referenciação no estudo.

Numa primeira análise a empresa já identificou alguns pontos críticos em várias árvores, sendo já possível ver marcações de cor verde e vermelha a assinalá-los.

Segundo fonte da CMPL a avaliação destas árvores tem de ser feita todos os anos já que se tratam de árvores centenárias e classificadas. Neste caso o alerta dado pelo CS veio precipitar essa avaliação, o que se justifica pela existência de várias fendas em várias árvores.

Numa breve análise é possível verificar que há várias árvores que apresentam já sinais de doença e de fragilidades que agora irão ser avaliadas.

A Avenida dos Plátanos é uma zona pedestre na margem esquerda do Rio Lima, localizado entre as pontes medieval e a da Senhora da Guia, composta por duas fileiras de plátanos centenários plantados em 1901.

Nessa altura o local recebeu o nome de Avenida D. Luís Filipe, tendo em vista a visita daquele príncipe a Ponte de Lima. Mais tarde o nome viria a ser alterado para Avenida 5 de Outubro, mas, até aos dias de hoje, a denominação mais comum é a de Avenida dos Plátanos.

O local é emblemático para os residentes e para aqueles que visitam Ponte de Lima. Para isso muito contribui a simbiose permanente com o Rio Lima que corre a seu lado.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes