Sábado, Junho 25, 2022

Ano 113 - Nº 5275

publicidade
publicidadepublicidade
InícioVALE DO MINHOPAREDES DE COURAParedes de Coura recebe conferência sobre qualidade na indústria e 'software'

Paredes de Coura recebe conferência sobre qualidade na indústria e ‘software’

Paredes de Coura vai ser palco, nos dias 17 e 18 de fevereiro, da primeira edição do Quality Camp, a nova conferência sobre controlo de qualidade no ‘software’ e na indústria, anunciou hoje a organização.

“O objetivo é demonstrar a facilidade no desenvolvimento de carreiras profissionais nos territórios de baixa densidade dado o grande crescimento das empresas de ‘software’ no contexto nacional”, afirmou hoje à agência Lusa Nuno Alves, da organização.

O responsável explicou que a ideia de realizar a primeira edição do Quality Camp, em Paredes de Coura, resultou “da conjuntura mundial, afetada pela pandemia de covid-19, e do aumento da possibilidade do trabalho remoto”.

“Achamos que esta aposta na qualidade dos territórios de baixa densidade permitirá desenvolver carreiras profissionais para empresas de todo o mundo”, apontou, referindo que a “nova aposta estratégica pretende afirmar Paredes de Coura como um polo tecnológico no meio rural, pioneiro na promoção do acesso a novas oportunidades em territórios de baixa densidade”.

A iniciativa, “a primeira a abordar esta temática em territórios de baixa densidade, surge como uma oportunidade de sinergia e intercâmbio de conhecimentos e experiências na área da qualidade, entre as tecnologias de informação e o setor industrial”.

O Quality Camp pretende “descentralizar o acesso a oportunidades nesta área e ser uma resposta à crescente procura de profissionais qualificados para desempenhar funções ligadas ao controlo de qualidade em diversos setores”.

“Há muitas empresas de ‘software’ nos grandes centros urbanos, como Porto, Lisboa, Coimbra e Braga, mas não há pessoal qualificado suficiente para esta área que tem várias funções como a da qualidade”, frisou.

Segundo Nuno Alves, a conferência, “inovadora no conceito e localização, vem preencher uma lacuna que existe relativamente aos pontos de contacto entre especialistas de ‘software’ e os setores industriais, facilitando o diálogo e colaboração entre diferentes profissionais que atuem em áreas relacionadas com o controlo de qualidade de produtos e processos”.

“É importante uma atenção à ligação destas duas áreas. As pessoas que estão na indústria poderão perceber o que é uma carreira relacionada com a qualidade, mas na área do ‘software’, e, por outro lado, poderão testemunhar sistemas muito sofisticados de validação da qualidade na indústria”, especificou.

Nuno Alves justificou a escolha de Paredes de Coura pelo “ensino profissional bem enraizado” – a EPRAMI – Escola Profissional Alto Minho Interior – e por considerar que naquele concelho “poderão surgir recursos humanos que, passando pelo ensino profissional, podem vir desenvolver carreiras nestas áreas”.

“Paredes de Coura tem uma indústria interessante. Não são muitas as fábricas, mas são importantes. Desde uma das fábricas mais sofisticadas de produção de calçado, como é o caso da Kyaia, à fábrica [do grupo Zendal] que está a instalar-se para produção de vacinas, e que é única no país”, indicou.

Além do nível de “sofisticação” da indústria instalada em Paredes de Coura, Nuno Alves destacou ainda “a estratégia de investimento” da Câmara local “na incubação de empresas”, apontando como exemplo A Elevadora – Centro de Capacitação Empresarial – recentemente inaugurada.

Nos dois dias de debate, estarão presentes especialistas de diferentes empresas como Efacec, Sonae, Blip, Mindera, Glazed, Infraspeak, sendo ainda aguardada a presença de representantes do grupo espanhol Zendal e da Super Bock.

No encontro será “apresentado e debatido o estado da arte no controlo de qualidade em torno de dois grandes temas, qualidade no ‘software’ e na indústria, abordando diferentes experiências, práticas, processos e tecnologias”.

Nuno Alves adiantou que o objetivo da organização é dar continuidade ao Quality Camp “para trabalhar vários eixos como a relação com as empresas da Galiza, os projetos transfronteiriços, entre outros”.

“Era urgente lançarmos este evento que tem sido adiado no último ano, sempre em busca da data ideal. Achamos que não dava para esperar mais. É importante lançar a temática, é importante fazer esta relação com o ensino profissional e com os agentes da empregabilidade no território”, acrescentou.

O Quality Camp é um evento concebido e produzido pelo Space Creative Tech Hub, que conta com o apoio do município de Paredes de Coura no âmbito do projeto Emprende Makers.

A entrada é gratuita, mas implica inscrição prévia, sendo que a participação está sujeita à lotação do Centro Cultural de Paredes de Coura, onde decorrerá a conferência, respeitando as normas de segurança impostas pela pandemia de covid-19.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes