Sábado, Junho 25, 2022

Ano 113 - Nº 5275

publicidade
publicidadepublicidade
InícioÚLTIMAS NOTÍCIASValença congratula-se com certificação do Caminho Português da Costa

Valença congratula-se com certificação do Caminho Português da Costa

O presidente da Câmara de Valença congratulou-se hoje com a certificação do Caminho Português da Costa, e disse ser fundamental aumentar a estadia dos 100 mil peregrinos que, por ano, passam na cidade rumo à Galiza.

O socialista José Manuel Carpinteira, referiu que aquela certificação, em Ano de Jacobeu, resulta “de meses de intenso trabalho conjunto do executivo municipal com a Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP), na valorização da passagem do Caminho Português de Santiago da Costa”.

Carpinteira acrescentou que a “aposta” do executivo municipal de Valença, no distrito de Viana do Castelo, nos Caminhos de Santiago “é uma prioridade clara”.

“Ficou demonstrada com a recente reabertura do albergue municipal e com a beneficiação, em curso, dos trajetos, da sinalética e das infraestruturas de apoio, assim como a conceção de uma escultura alusiva ao peregrino”, indicou o autarca socialista.

Para José Manuel Carpinteira, é “fundamental aumentar a duração da estadia, dos cerca de 100 mil peregrinos” que passam, por ano, no concelho, por “ambicionar a dinamização da economia local e a projeção de Valença enquanto destino preferencial no seio dos Caminhos de Santiago”.

O Caminho Português da Costa tem 138 quilómetros de extensão e atravessa os concelhos do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença e é o primeiro que a TPNP candidatou à comissão de certificação, após a assinatura em 2021 do memorando de entendimento com 10 autarquias da região.

Os Caminhos de Santiago são uma rota milenar seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do apóstolo Santiago.

Em 2019, antes da pandemia da covid-19, a peregrinação rumo à catedral de Santiago de Compostela para venerar as relíquias do santo, a pé, a cavalo ou em excursões, atingiu o recorde, com 350 mil peregrinos.

Este ano, em Santiago de Compostela celebra-se o Ano Santo, também conhecido por Jacobeu, uma vez que 25 de julho, dia de Santiago Maior, coincide com um domingo.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes