No ano em que se comemora 120 anos do seu nascimento, Anibal Marinho é recordado em exposição patente na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.
A iniciativa é do Município de Ponte de Lima e da Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima que, desta forma, pretendem, uma vez mais, homenagear este limiano.
Sob o lema “Aníbal Marinho, o Homem e as Ideias”, numa alusão ao título de um livro seu, a exposição abre portas hoje e estará patente até 31 de agosto de 2022.
Aníbal Marinho nasceu em Ponte de Lima, a 14 de Janeiro de 1902. Foi funcionário da Repartição de Finanças de Ponte de Lima até se ter aposentado.
Na sua vida sempre demonstrou o gosto pela liberdade, o que o levou a participar em vários momentos históricos, tendo aderido aos movimentos oposicionistas que combatiam o regime de ditadura de Salazar.
Anibal Marinho foi colaborador do jornal Cardeal Saraiva durante 50 anos. Nas páginas deste jornal teve uma colaboração muito profícua e aí combatia injustiças sociais e o próprio regime.
Foi também colaborador do jornal Aurora do Lima, de Viana do Castelo, e do jornal Povo da Barca, de Ponte da Barca, onde também manteve colaboração regular.
Publicou ainda o livro intitulado “Homens e Ideias”, em 1976, onde recolheu toda a sua colaboração nos jornais regionais, quer em prosa, quer em sonetos e quadras.