Quarta-feira, Abril 15, 2026
publicidadepublicidade
InícioVALE DO LIMAPONTE DE LIMAApresentação do cartaz antecipa bicentenário das Feiras Novas

Apresentação do cartaz antecipa bicentenário das Feiras Novas

A tradicional apresentação do cartaz das Feiras Novas de Ponte de Lima ganha, em 2026, uma solenidade inédita. A Associação Concelhia das Feiras Novas decidiu assinalar a data de 5 de maio como um momento alto das comemorações dos 200 anos da romaria, transformando o habitual anúncio do programa num verdadeiro evento comemorativo que antecipa a grande festa de setembro.

Conscientes de que a edição deste ano tem um peso histórico singular, a organização preparou um dia inteiro de iniciativas que vão muito além da simples revelação do cartaz. O objetivo é envolver a comunidade limiana e os visitantes no espírito da efeméride, criando uma ponte entre a memória dos dois séculos de tradição e a expectativa para as celebrações que terão lugar no final do verão.

O programa de 5 de maio arranca pelas 16h00, na Igreja Matriz, com a receção ao som da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima. Segue-se, a partir das 16h15, a sessão central onde será finalmente conhecido o cartaz e programa das Feiras Novas 2026. A par da revelação da nova Marca e Logomarca, o momento mais aguardado pelos aficionados da história local será o lançamento do Livro dos 200 Anos das Feiras Novas, uma edição especial que documenta a longa caminhada daquela que é uma das romarias mais emblemáticas do Alto Minho.

Às 18h00, a Biblioteca Municipal inaugura a exposição “As Feiras Novas em Cartazes”, um percurso pela memória gráfica da festa que ajudará a contextualizar a importância do bicentenário.

A dimensão comunitária e espiritual da celebração estará presente às 19h00, novamente na Igreja Matriz, com uma Eucaristia de Sufrágio dedicada aos antigos membros das comissões organizadoras. A cerimónia será coroada com a inauguração da nova iluminação cénica do templo, valorizando o património local.

O ambiente de festa prolonga-se noite dentro no Largo de Camões. Pelas 20h45, será exibido um documentário sobre as Feiras Novas, seguindo-se a atuação do grupo Kalhambeke a partir das 21h30. O dia de antecipação e celebração encerra em apoteose à 00h00 com uma Sessão de Fogo de Artifício, um brinde luminoso ao passado e ao futuro de uma tradição que, em setembro, soprará 200 velas

ver CARTAZES A CONCURSO

 

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes