Segunda-feira, Novembro 28, 2022

Ano 113 - Nº 5275

publicidadepublicidade
InícioGALIZAFado e música galega de mãos dadas na Galiza

Fado e música galega de mãos dadas na Galiza

Demonstrações desportivas e musicais, magia, teatro e exposições serão algumas das actividades que assinalarão o Dia do Sócio de associação cultural, em Mos.

Asociación Cultural San Martín de Tameiga, em Mos, Galiza, vai assinalar o Dia do Sócio num evento que juntará a cultura lusa e a galega.

A apresentação do evento ocorreu hoje, no parque de Costoias, em Mos, e esteve a cargo do Secretário-Geral de Política Linguística, Valentin García Gómes.

Acompanhados por Maria do Céo, cantora que actuará no evento estiveram ainda nesta apresenhtação Nidia Arévalo, presidente da Câmara de Mos; Sara Cebreiro, Conselheira da Cultura e de Turismo; Feli Rodríguez Carrera, deputada autonómica mosense e, ainda, os membros da associação organizadora do evento.

A iniciativa terá lugar no parque de Costoias, em Mos, no próximo sábado, 23 de Julho, e contará com a participação especial de Maria do Céo, fadista e cantora luso-galaica.

Segundo a artista este será “um espectáculo Luso-galaico, onde não irão faltar as músicas tradicionais galegas, mas também os já muito solicitados fados”.

Valentin García Gómes, Secretário-Geral de Política Linguística, assegura que a aposta está em “promover a actuação dos nossos artistas mais célebres que tenham já um lugar destacado no reportório da música galega, feita em galego, como é o caso da fadista Maria do Céo”.

Nas palavras de Valentim Gomes, Maria do Céo, para além da sua criação própria em língua galega, é também uma ponte para a enorme cultura lusófona.

Nidia Arévalo, presidente da Câmara de Mos, enalteceu o papel da associação, afirmando que “merecem um aplauso estes homens e mulheres comprometidos com Mos e com a cultura da paróquia.”

A autarca realçou, ainda, o apoio da Xunta de Galicia pelo apoio concedido, que, desta forma, permitiu enriquecer a qualidade da iniciativa.

O evento terá início logo pela manhã com abertura de exposições de pintura e demonstrações de Zumba e Pandarilheiras.

O maior destaque do evento está reservado para o concerto da cantora luso-galaica, que subirá ao palco pelas 21,30 horas.

“Maria do Céo – A fadista”, levará ao recinto o fado e a música tradicional galega para animar os presentes.

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes