Sexta-feira, Agosto 12, 2022

Ano 113 - Nº 5275

publicidadepublicidade
InícioVALE DO LIMAPONTE DE LIMAFoi hoje apresentado o cartaz das Feiras Novas

Foi hoje apresentado o cartaz das Feiras Novas

Após dois anos de interregno, Ponte de Lima prepara-se para festejar as Feiras Novas, tendo sido apresentado hoje o cartaz da edição deste ano.

A apresentação decorreu ao fim da tarde na Expolima, em Ponte de Lima, durante a sessão de abertura da Feira do Cavalo, que decorre durante este fim-de-semana.

Na cerimónia de apresentação Vasco Ferraz, presidente do Município de Ponte de Lima, e Gonçalo Rodrigues, presidente da Associação das Feiras Novas, deram a conhecer o cartaz das Feiras Novas de 2022 e o quadro que inspirou esse trabalho gráfico.

Para a criação do cartaz das Feiras Novas deste ano, a Associação das Feiras Novas decidiu apostar na pintura, tendo convidado para o efeito quatro pintores.

Mário Rocha, artista plástico bem conhecido dos limianos, foi o autor eleito para essa criação. Por motivos pessoais o autor não pôde estar presente na cerimónia, mas Gonçalo Rodrigues falou dele como sendo um amigo de Ponte de Lima que soube transmitir os elementos mais relevantes das festas limianas para a pintura, que foi o ponto de partida para a realização do cartaz em si.

Mário Rocha passou para a tela os elementos identitários da festa, colocando em primeiro plano José Cachadinha, cantador ao desafio, falecido há cerca de três anos.

Uma lavradeira de costas trajando de forma tradicional, as ornamentações festivas e o colorido da multidão são outros dos elementos presentes na pintura, com os quais o autor nos transporta para a nossa romaria maior.

À pintura inicial Mário Rocha acrescentou os elementos gráficos identificativos das Feiras Novas e eis que estava concebido o cartaz da edição deste ano.

Gonçalo Rodrigues regozijou-se por este regresso das Feiras Novas, após o interregno de dois anos ditado pela pandemia. Serão cinco dias de festas, entre 7 e 12 de Setembro, onde Ponte de Lima voltará a ser o berço das tradições e muita animação.

Vasco Ferraz, presidente da autarquia limiana, deu o “tiro de partida” da Feira do Cavalo, que se realiza de hoje até domingo, na Expolima.

O autarca destacou a importância que o cavalo já conquistou no território limiano, nomeadamente com as várias iniciativas equestres desenvolvidas durante o ano e com as quais Ponte de Lima se tem afirmado como destino equestre internacional.

Vasco Ferraz revelou ainda que está em curso a constituição de uma associação dos Municípios que apostam no cavalo, na qual Ponte de Lima tomará parte.

 

 

 

 

Artigos Relacionados
PUB

Mais Popular

Comentários Recentes