Módulo de Acessibilidade

Braga investiu em mais 350 metros de ecovia

A Câmara de Braga inaugurou hoje um troço de 350 metros da ecovia do rio Este, na Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, que significou um investimento de 234 mil euros, anunciou o município.

Em comunicado, o município refere que a obra se insere na ampliação da rede ciclável, na ligação entre o eixo desportivo da rodovia e a Avenida António Palha.

A inauguração inseriu-se no programa da Semana Europeia da Mobilidade, que está a decorrer até domingo.

Câmara aposta na compostagem doméstica

A Câmara de Melgaço realiza na quinta-feira uma sessão de formação e capacitação sobre compostagem doméstica e vai entregar 50 compostores domésticos.

Em comunicado, a autarquia do distrito de Viana do Castelo refere que a iniciativa marca o arranque da campanha de valorização de biorresíduos “Cada resíduo conta”.

“Para além da valorização de recursos na origem, este programa pretende reduzir a quantidade de resíduos recolhidos e depositados em aterro, aumentar o combate ao desperdício, fomentar a participação das populações em soluções de sustentabilidade financeira e ambiental e gerar benefícios individuais para os utilizadores das práticas de compostagem doméstica”, descreve o município.

Em causa está uma “redução das rotinas de descarte de lixo e obtenção de fertilizantes naturais, que permitem melhorar a composição e a estrutura dos solos por comparação aos fertilizantes químicos”, indica.

PAN quer referendo para abolição das touradas

A porta-voz do PAN disse hoje que o partido submeteu à Assembleia da República uma proposta de referendo para a abolição das touradas em Portugal por considerar que “é hora de acabar com a crueldade desta atividade”.

“Nós entendemos que está, de facto, na hora da abolição”, afirmou Inês Sousa Real na `rentrée´ política que decorreu no jardim do morro, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

Num discurso de cerca de 30 minutos, onde criticou o Governo PSD por continuar indiferente ao bem-estar animal, a porta-voz do PAN entendeu que é preciso valorizar mais a vida e a dignidade animal do que o entretenimento baseado na violência.

Dizendo que está na hora de ajustar a legislação à realidade e ao século XXI, Inês Sousa Real frisou que o referendo às touradas é uma oportunidade para mostrar que o país está “do lado certo da História e do progresso”.

“Em Portugal nós temos uma larga maioria dos portugueses que defende a abolição das touradas, por isso, não faz sentido que o poder político continue a ignorar esta larga maioria”, sublinhou.

Inês Sousa Real disse que é preciso dar “um passo civilizacional”, porque as praças de touros não podem continuar a ser espaços de sofrimento de animais.

A porta-voz do PAN acrescentou ainda que a “violência da tauromaquia” não atinge só os touros e os cavalos, mas também as pessoas.

A este propósito, a porta-voz do PAN lembrou os casos de pessoas que ficaram gravemente feridas ou morreram na sequência de largadas de touros.

“Nós não podemos ser uma sociedade que aplaude a violência”, realçou.

 

Fernando Pimenta regressa às medalhas em Uzebequistão

Fernando Pimenta conquistou hoje a medalha de prata em K1 5000 metros dos Mundiais de canoagem de velocidade e assegurou o sexto ‘metal’ luso em Samarcanda, no Uzbequistão.

Tal como há um ano, nos Campeonatos do Mundo em Duisburgo, na Alemanha, o canoísta de Ponte de Lima ficou com o segundo posto, em 22.55,097 minutos, sendo novamente batido pelo dinamarquês Mads Brandt Pedersen, que revalidou o título mundial na distância, em 22.39,488.

No terceiro lugar do pódio ficou o sueco Joakim Lindberg, em 22.59,119 minutos, naquela que foi a última prova do programa dos Mundiais de canoagem de velocidade.

Poucas semanas após ter sido sexto na sua distância de eleição (K1 1000) nos Jogos Olímpicos Paris 2024, o campeão europeu de 5000 metros sai do Uzbequistão com três medalhas, duas de prata e uma de bronze.

O limiano, campeão mundial em 2017 e 2018, já tinha arrecadado hoje o segundo lugar em K1 500 e o terceiro em K4 500 misto, neste último juntamente com Teresa Portela, Messias Baptista e Francisca Laia.

Portugal encerra a sua participação nos Mundiais de canoagem de velocidade com seis medalhas, duas de ouro, três de prata e uma de bronze.

Além dos pódios em K1 500 masculino, K1 5000 masculino e K4 500 misto, conseguiu vencer as provas de K1 200 masculino, por Messias Baptista, e de K2 500, por Teresa Portela e Messias Baptista, tendo ainda conquistado a prata em K2 200 feminino, por Teresa Portela e Francisca Laia.

 

Gripe das Aves coloca sob restrições sanitárias Esposende, Viana do Castelo e Barcelos

A circulação de carne de aves de capoeira e ovos para consumo humano está, devido à gripe das aves, sob “restrição sanitária” em Viana do Castelo, Esposende e Barcelos, determinou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Num edital consultado na página da Internet da DGAV, as proibições, que se aplicam a 26 freguesias e devem manter-se até 15 de setembro, foram aplicadas após ter sido detetada doença da gripe das aves numa exploração caseira de animais de capoeira, em Chafé, distrito de Viana do Castelo.

Entre as limitações impostas nas zonas colocadas sob proteção ou vigilância, encontra-se a circulação de aves, ovos, miudezas ou outros produtos à base da carne de “aves detidas e selvagens” detidas em estabelecimento, matadouro ou estabelecimentos de manipulação de caça ali localizados, descreve o edital da DGAV, datado de 14 de agosto.

Anha, Castelo do Neiva, Chafé e São Romão de Neiva foram as freguesias de Viana do Castelo colocadas “sob proteção”, ao passo que outras 13 freguesias daquele concelho ficaram “sob vigilância”, tal como cinco freguesias de Esposende e quatro de Barcelos (no distrito de Braga).

As freguesias de Viana do Castelo “sob vigilância” são Areosa, Santa Marta de Portuzelo, Vila Franca, Vila de Punhe, Barroselas e Carvoeiro, Mazarefes e Vila Fria, Santa Maria Maior e Monserrate e Meadela, Darque, Cardielos e Serreleis, Perre, Mujães, Subportela, Deocriste e Portela Susã, e Alvarães.

Em Esposende, as freguesias afetadas são Forjães, Esposende, Marinhas e Gandra, Antas, Belinho e Mar, e Vila Chã.

Em Barcelos, estão em causa as freguesias de Fragoso, Aldreu, Palme, Durrães e Tregosa.

As restrições, que são iguais para todas as freguesias, abrangem também a realização de “feiras, mercados, exposições e outros ajuntamentos de aves detidas”, bem como a “circulação de aves detidas para estabelecimentos” ali localizados; ou o “repovoamento de aves de espécies cinegéticas”.

Está também proibida a “circulação de ovos para incubação a partir de estabelecimentos” ali localizados e a “circulação de ovos para consumo humano a partir de estabelecimentos aí localizados”, a par da “circulação de subprodutos animais obtidos de aves detidas a partir de estabelecimentos” situados naquelas zonas.

“Em todas as circunstâncias, os detentores de aves de capoeira ficam obrigados a remeter as Informações Relativas à Cadeia Alimentar (IRCA) aos operadores de matadouros onde as mesmas serão abatidas, pelo menos 24 horas antes da chegada de animais no matadouro”, acrescenta a DGAV.

A proibição relativa às miudezas “não se aplica aos produtos tratados termicamente”, desde que seja cumprido o regulamento da União Europeia.

A DGAV esclarece que “a circulação de carne fresca de aves de capoeira, de produtos à base de carne de aves de capoeira e de ovos para consumo humano, em território nacional, de explorações situadas nas zonas de proteção e vigilância […] apenas pode ocorrer após aceitação pelo estabelecimento de destino”.

“Em Portugal, desde finais de julho de 2024 têm sido detetados vários casos de infeção por vírus da GAAP [Gripe Aviária de Alta Patogenicidade] do subtipo H5N1 em aves selvagens nas várias regiões do território do continente e a 14 de agosto confirmou-se esta doença em aves domésticas, nomeadamente numa exploração de detenção caseira de aves, localizada no concelho de Viana do Castelo”, lembra a DGAV.

Meios aéreos combatem incêndio em Geraz do Lima

Um incêndio “já considerável” está a arder desde as 14:16 na localidade de Geraz do Lima,  Viana do Castelo, estando a ser combatido por cinco meios aéreos e por 80 operacionais, disse fonte da Proteção Civil.

Segundo o Comando Sub-Regional do Alto Minho, o fogo “começou numa zona de eucaliptal”.

“O alerta foi dado às 14:16 e tem uma dimensão “já considerável”, disse.

A mesma fonte adiantou que “não há registo de feridos nem de habitações em risco”.

No local, estavam, cerca das 18:50, 80 operacionais, apoiados por 24 viaturas e cinco meios aéreos.

Atualizações:

22:55 horas  – O incêndio em Geraz do Lima continua ativo e a devastar uma área de eucaliptal.

No final do dia os cinco meios aéreos deixaram de operar, estando no momento 121 operacionais no terreno apoiados por 39 viaturas.

00:17 h – De acordo com fonte da Proteção Civil., o fogo, continua ativo numa zona de mato e eucaliptal, tem duas frentes dominadas e uma ainda ativa.

Não existem habitações em risco, e no local estão 41 viaturas de combate a incêndios e 125 operacionais.

 

Já há música no Taboão

O festival de música de Paredes de Coura, que hoje arrancou, tem passado, presente e, um futuro assegurado pela capacidade em se renovar e adaptar e, por ter a quem passar o testemunho, 30 anos depois.

João Carvalho é o rosto visível do Festival de Paredes de Coura.  Ao fim de 30 anos de festival, o courense diz continuar “maravilhado como se fosse a primeira edição”, realçando que “este ano o recinto vai estar completamente cheio e, com um ambiente fantástico”.

“Paredes de Coura é um laboratório musical. Muitas bandas passaram aqui pela primeira vez. Este ano advinha-se um grande futuro a tantas bandas”, apontando, entre outros, “os Fontaines D.C que, vão ser uma banda de estádio ou os Model/Atriz que vão agigantar-se”, referiu.

Entre os momentos mais emblemáticos dos 30 anos de história do festival recordou a edição de 2005 e os festivais durante o período da pandemia de covid-19.

“O festival de Paredes de Coura é uma história de amor sem fim (…) Serve para as pessoas se desligarem, saírem daqui mais amáveis. Esse é o meu desejo. Que saiam daqui mais compreensivas. O mundo está azedo, as pessoas estão sem grande paciência. Paredes de Coura dá sossego”, sublinhou.

Espera ser “um velho chato que ninguém atura” e poder programar o festival, mas não têm dúvidas que a passagem do testemunho está assegurada.

“Gostava que eu e os meus sócios passássemos [a organização do festival] aos nossos filhos. Todos temos filhos. Seria mais do que um negócio, um projeto de família”.

João Carvalho lembrou que o “festival nasceu sem fins mercantilistas, e que foram mais as edições com prejuízo, apesar do sucesso dos últimos anos.

“Todos nós [João Carvalho e os sócios] temos filhos que gostam de música. A minha filha já me dá sugestões e discutimos muito sobre música. Os filhos dos meus sócios também. Com a educação musical e, não só, que têm em casa, o futuro está assegurado”.

 

Homem ferido com gravidade em despiste de trator

Um homem de 75 anos ficou hoje ferido com gravidade após o despiste do trator em que seguia num terreno agrícola, disseram fontes da Proteção Civil.

O Comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho explicou que o homem que sofreu o acidente pelas 12:50 foi assistido no local e, depois, “transferido como ferido grave” para a Unidade de Saúde de Monção.

No local esteve uma viatura médica do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e uma ambulância de Suporte Imediato de Vida, bem como os bombeiros de Monção.

No total, estiveram no local 12 viaturas e cinco homens, segundo indicações da página da Proteção Civil nacional.

 

Princípio de incêndio em apartamento assusta residentes

Um princípio de incêndio deflagrou ao início da tarde de hoje num apartamento na Rua Agostinho José Taveira, em Ponte de Lima.

Eram cerca de 16 horas quando o alarme foi dado. Um residente no local saiu para o exterior a gritar e a pedir ajuda para que fossem chamados os bombeiros.

Acorreram de imediato ao local vários populares munidos de extintores que subiram ao segundo andar e debelaram o fogo.

Os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima foram chamados ao local, tendo feito deslocar elementos da corporação em duas viaturas para procederam ao socorro.

Segundo conseguimos apurar o incêndio terá tido origem na cozinha, nomeadamente num exaustor de fumos, que, por razões desconhecidas, se terá incendiado.

Share this:

Like this:

Like Loading...