Módulo de Acessibilidade

Celta volta a circular sem transbordo em dezembro

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular assegurou hoje ter a garantia, por parte da CP – Comboios de Portugal, que o comboio Celta se voltará a realizar sem transbordo em Viana do Castelo em meados de dezembro.
Em causa está uma mensagem enviada pelo presidente da CP, Pedro Moreira, ao presidente do Eixo Atlântico e da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurando que a alteração ao serviço do Celta (Porto – Vigo), anunciada em 08 de agosto e iniciada dia 17, “é temporária”.
A mensagem de WhatsApp, partilhada em comunicado pelo Eixo Atlântico – organização que reúne 38 autarquias do Norte de Portugal e da Galiza – refere que “a meados de dezembro, quando é previsível a ativação da catenária na linha do Algarve, será possível libertar automotoras diesel, que serão transferidas para o Norte”, permitindo a realização do serviço sem transbordo.
As alterações, segundo a mensagem citada do presidente da CP, “resultam da conjugação do atraso nas obras de eletrificação da linha do Algarve com a redução do número de automotoras da série 592, que são alugadas à RENFE e que gradualmente estão a atingir o limite de utilização contratual”.
De acordo com o Eixo Atlântico, a garantia da retoma do serviço foi obtida “na sequência das diligências do seu presidente Luís Nobre com a Comboios de Portugal (CP), e na sequência de conversações telefónicas com o presidente da empresa ferroviária, Pedro Moreira”.
A Lusa questionou a CP sobre o comunicado do Eixo Atlântico e aguarda resposta.
O Eixo Atlântico apoia ainda “a proposta de gestão do serviço através de uma empresa mista em substituição da Renfe e a CP, que utilize comboios de dupla tensão e permita ampliar a ligação até à Corunha, promovendo assim um serviço com o Porto”.
“Da mesma forma, o Eixo Atlântico não descarta a possibilidade de, se o serviço não melhorar, contactar operadores privados para avaliar o seu interesse em prestar serviço nesta linha”, refere.
A CP já tinha anunciado que o transbordo em Viana do Castelo do comboio que liga o Porto a Vigo era uma medida “excecional e temporária”, mas sem indicar qual a data de conclusão dos “ajustes transitórios” no serviço que é operado em conjunto com a espanhola Renfe desde julho de 2013, com paragens em Nine, Viana do Castelo e Valença.
A Renfe garantiu em agosto que o comboio internacional Celta, entre o Porto e Vigo, fará um “transbordo simples” em Viana do Castelo e continuará com os mesmos horários, adiantando apenas “motivos operacionais” como causa para a mudança no serviço.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, disse também que iria vigiar a implementação “temporária” de transbordo no comboio Celta, prevista até “meados de dezembro”, reclamando investimento na linha do Minho.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular já tinha denunciado a “traição” de fazer alterações ao comboio internacional Celta em agosto, condenando a “má gestão” e garantindo que irá fazer tudo para repor os níveis de serviço transfronteiriços.

Erros e omissões em obra da nova ponte vão custar 724 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje por maioria o pagamento de 724.938 euros mais IVA por erros e omissões na empreitada de construção da nova ponte sobre o rio Lima orçada em 20 milhões de euros.
A proposta mereceu o voto contra do vereador independente Eduardo Teixeira por considerar tratar-se “um valor demasiado elevado”.
Na apresentação do ponto da ordem de trabalhos da reunião ordinária da autarquia, o presidente Luís Nobre explicou os erros e omissões foram detetados 60 dias após o início da empreitada, prazo definido na lei que prevê o pagamento até 50% do valor de erros e omissões nas empreitadas públicas.
A proposta hoje aprovada refere que “o valor total dos trabalhos aceites como erros do projeto é de 675.003,04 euros e dos trabalhos aceites como omissões ao projeto é de 67.935,43 euros”.
Os erros referem-se “a trabalhos de reforço da base do aterro com material pétreo (pois as condições do terreno existente eram muito fracas e com níveis freáticos elevados) demolição de muros de vedação (que devido ao mato preponderante nos terrenos não eram visíveis), escavação e aterro nas fundações da estrutura da ponte, medição do ferro aplicar na obra e betão leve nos passeios da ponte, entre outros”.
As omissões dizem respeito a “trabalhos de alteração da classe de betão 100 anos”. “Os trabalhos de suprimento de erros e omissões apresentados, à luz da legislação em vigor, não podem ser tecnicamente separáveis do objeto do contrato sem inconvenientes graves para o dono de obra, dada a necessidade de assegurar a permutabilidade ou interoperabilidade com equipamentos, serviços e instalações já existentes. A execução destes trabalhos é estritamente necessária para o cumprimento integral do objeto da obra”, lê-se na proposta.
A “necessidade da execução destes trabalhos não poderia ter sido verificada em sede de apresentação de proposta, já que as situações identificadas não eram visíveis nem detetáveis”.
O encargo contratual relativo a estes trabalhos será suportado pelo orçamento de 2025.
A nova ponte, entre a Estrada Nacional (EN) 203, na freguesia de Deocriste, e a EN 202, em Nogueira, com uma extensão total aproximada de 1,95 quilómetros.

Injuriou e ameaçou agentes da PSP e acabou detido

Um homem de 25 anos foi detido hoje, em Ponte de Lima, por suspeita da prática dos crimes de injúrias, ameaça e coação sobre agentes da PSP daquele concelho, revelou aquela força policial.
Em comunicado, o Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo explica que os agentes da Esquadra de Ponte de Lima foram chamados a intervir em “desacatos” que estava a ocorrer às 03:20, na Rua do Mercado.
No “local, e quando os agentes procediam a medidas de polícia tendentes à identificação dos intervenientes, foram injuriados, ameaçados e coagidos” pelo homem, que acabou “imobilizado e detido”, que vai hoje ser presente às autoridades judiciárias.

PJ deteve suspeito de atear fogo no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Um homem de 54 anos foi detido por suspeita de ter ateado um incêndio, em 01 de setembro, em área florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) no concelho de Montalegre, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Sem mencionar onde e quando fez a detenção do suspeito, a PJ esclarece, em comunicado, que o incêndio “consumiu uma área de cerca de 20 hectares de mancha florestal, constituída, maioritariamente, por mato, pinheiro bravo e carvalhos”, num cenário que só não foi pior “devido à rápida deteção e subsequente intervenção dos meios de combate, nomeadamente dos bombeiros de Montalegre e meios aéreos”.

O detido vai ser presente a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

O PNPG foi criado em 1971, é gerido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e ocupa uma área de 69.596 hectares e abrange os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), de Viana do Castelo (concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e de Vila Real (concelho de Montalegre).

Viana do Castelo investe mais de 650 mil euros em transporte de alunos

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, investir 650.540.79 euros para transportar 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.
A proposta apresentada pelo vereador com o pelouro da Educação ao executivo municipal refere que a resposta municipal de transportes escolares do concelho destina-se a “alunos cuja residência se insira em aglomerado disperso e isolado que os obrigue a tempos de espera por transportes públicos superiores a 45 minutos, ou a tempos de deslocação superiores a 60 minutos, em cada viagem simples”.
O plano dirige-se também a “alunos abrangidos por medidas ao abrigo da educação inclusiva com dificuldades de locomoção, nos termos da legislação em vigor e cuja identificação de necessidade tenha sido validada pela Direção Geral dos estabelecimentos Escolares”, bem como “a alunos deslocalizados por força do encerramento de escolas”.
“O número de alunos estimado para transportar no ano letivo de 2025/2026, com base nos elementos fornecidos pelos respetivos estabelecimentos de ensino, é de 390, distribuídos pelos vários níveis de ensino e que se deslocam para a escola em circuito especial de transporte”, lê-se na proposta.
O documento “não integra os alunos que usufruem do passe escolar por força da legislação em vigor relativa a passes escolares”.
A proposta hoje aprovada “foi elaborada com base nos elementos fornecidos pelos agrupamentos de escolas e nos encargos tidos em anos anteriores com circuitos de transporte desenvolvidos por operadoras e pelas Juntas de Freguesia ao abrigo de contratos interadministrativos de delegação de competências”.
A “implementação do plano decorre do calendário estabelecido pelo Ministério da Educação”, refere, acrescentando que, “no entanto, reserva-se a possibilidade do Plano de Transportes Escolares ser ajustado, caso ocorram alterações conjunturais, legais ou regulamentares, quer na sua entrada em vigor, quer ao longo do ano letivo de 2025-2026”.
O “plano de transportes escolares será monitorizado em diferentes fases da sua execução, em estreita articulação com os agrupamentos de escolas e as operadoras de transportes”.

Jovem de 17 anos detido por suspeita de traficar droga

A GNR deteve, em Ponte de Lima, um jovem de 17 anos por suspeita de tráfico de droga, tendo sido apreendidas, entre outros, 182 doses de haxixe e 31 de cocaína, revelou hoje aquela força policial.

Segundo o Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, a detenção ocorreu, na última sexta-feira, no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes.

Os militares da GNR desenvolveram diligências policiais que culminaram na realização de uma busca domiciliária, operação culminou com a apreensão da droga, de uma arma branca, uma balança de precisão, um telemóvel, 9 embalagens de sacos herméticos e, 3.530 euros.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Ponte da Lima.

GNR investiga aparecimento de corpo junto a linha ferroviária em Valença

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a investigar as circunstâncias da morte de um homem, cujo corpo foi hoje encontrado junto à Linha ferroviária do Minho, em Valença, revelou fonte desta força de segurança.

Segundo fonte do Comando-Geral da GNR, “um cidadão contactou o posto territorial de Valença, dando conta de que havia um cadáver junto à linha ferroviária em Cristelo Covo”.

“A GNR foi ao local, confirmando que se encontrava um corpo junto à linha”, adiantou, referindo terem sido acionados os meios da investigação criminal da Guarda.

O corpo foi transportado para um gabinete médico-legal.

PSP detém homem de 70 anos por posse de arma proibida

A PSP deteve um homem de 70 anos, residente em Viana do Castelo, suspeito do crime de posse de arma proibida, tendo apreendido três armas de fogo e 545 munições de diferentes calibres, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo adianta que, das três armas apreendidas, duas são espingardas e uma pistola, sendo que desta última o homem “não é possuidor da respetiva licença ou registo da arma”.

A detenção ocorreu “no decurso de diligências policiais relacionadas com o combate ao crime de violência”, depois de efetuadas duas buscas domiciliárias, em duas residências localizadas em Viana do Castelo.

O suspeito foi notificado para comparecer hoje junto das autoridades judiciárias.

GNR recupera ouro roubado de uma casa em Braga

A GNR recuperou artigos em ouro avaliados em 6.500 euros que tinham sido roubados de uma residência em Celeirós, em Braga, e constitui arguida uma mulher residente em Ponte de Lima, revelou hoje aquela força policial.
Contactada pela agência Lusa, a propósito de uma nota hoje enviada à imprensa, fonte do Comando Territorial da GNR de Braga disse que a investigação começou há cerca de dois meses, após a queixa apresentada pelos proprietários da residência em Celeirós.
Na quarta-feira, no decurso de uma ação policial, os militares da GNR “realizaram diligências policiais que culminaram com o cumprimento de dois mandados de busca, uma domiciliária e uma em veículo, na localidade de Feitosa, no concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo.
Segundo a fonte da GNR de Braga, parte do ouro roubado encontrava-se na casa da arguida e outra parte tinha sido vendida a uma ourivesaria de Viana do Castelo.
A GNR recuperou a totalidade do outro roubado pela suspeita, de 42 anos.
A fonte disse desconhecer a profissão da suspeita e se tinha ligação com os proprietários da casa em Celeirós.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Braga.

Concertinas e luzes brilharam no primeiro dia de festa

As Feiras Novas de Ponte de Lima iniciaram-se hoje, quarta-feira, desafiando os forasteiros a seis dias de intensa festa.
As Feiras Novas abriram oficialmente hoje às 21h30 com uma arruada de concertinas, seguida do encontro concelhio de concertinas. Meia hora mais tarde, às 22h30, acenderam-se as luzes que iluminarão a vila durante todos os dias de romaria.
A programação conjuga tradição secular e animação contemporânea, numa celebração que se estende até próxima segunda-feira.
Veja aqui os destaques da festa.

QUINTA-FEIRA, DIA 11
A cultura estará em destaque desde as 18h00, com a apresentação do livro “A Emblemática Raça Barrosã”, da autoria de Clara Penha, uma edição da MPL e ACFN com produção de conteúdos da AMIBA. Às 21h00, soam simultaneamente os concertos de bandas de música no Largo de Camões e o festival de gaitas na Rua Cardeal Saraiva, junto à Igreja Matriz. A noite prolonga-se até de madrugada no Music Fest “Viva as Feiras Novas”, na Expolima, a partir das 22h00.

SEXTA-FEIRA, DIA 12
Começa com uma salva de morteiros às 08h00. À noite, a tradição e a modernidade coexistem: às 21h00, os “Amigos do Cachadinha” protagonizam cantares ao desafio na Expolima, enquanto no Jardim do Paço do Marquês soa o fado de Coimbra por d’Anto. No Largo de Camões, reúnem-se tunas de várias origens, desde a Afonsina à Tuna de Veteranos de Viana do Castelo. O Music Fest repete-se na Expolima a partir das 22h00.

SÁBADO, DIA 13
Marca a Primeira Feira Franca, com início às 08h00 nova salva de morteiros. Segue-se o desfile de Zés Pereiras, gaiteiros, gigantones e cabeçudos. Durante todo o dia, os concursos pecuários na Expolima e os concertos de bandas de música no Largo de Camões dão o tom rural e festivo. Às 15h30, o cortejo etnográfico percorre as ruas, e a noite é preenchida com rusgas e concertinas no centro histórico, o Music Fest na Expolima e, já à 00h30, um grandioso fogo de artifício.

DOMINGO, DIA 14
Este é o dia da Segunda Feira Franca. O programa repete o ambiente animado de bandas, gigantones e Zés Pereiras. Às 15h30, realiza-se o cortejo histórico, este ano sob o tema “E Fez Vila o Lugar de Ponte: 900 Anos de Foral”. Às 18h00, a tourada na Expolima atrai os aficionados, e às 21h00 decorre o Festival Limiano de Folclore em dois palcos. A noite termina com mais uma sessão do Music Fest e o tradicional fogo do meio, à 00h30.

SEGUNDA-FEIRA, DIA 15
É o dia dedicado às solenidades religiosas em honra de Nossa Senhora das Dores, padroeira das festas. Além das salvas de morteiros e dos concertos, destaca-se a missa solene às 10h30 na Igreja Matriz e a procissão às 16h30. O encerramento é feito com a despedida das bandas, às 19h00, e um baile com o grupo Kalhambeke no Largo de Camões, às 22h00, pondo ponto final em mais uma edição das Feiras Novas.

Share this:

Like this:

Like Loading...