Módulo de Acessibilidade

Seguro foi festivaleiro por um dia para ouvir Sérgio Godinho

Presidente da República faz visita inédita ao Festival Paredes de Coura.

O Festival Vodafone Paredes de Coura viveu esta sexta-feira um momento histórico: pela primeira vez em 32 edições, um Presidente da República visitou o evento. António José Seguro chegou ao recinto perto das 18h15, colocou a pulseira de acesso e caminhou pelo anfiteatro natural na companhia do diretor do festival, João Carvalho.

Em conversa com os jornalistas, o chefe de Estado justificou a ida ao festival como uma pausa necessária para descontrair e celebrar a cultura, lembrando que também é preciso alegria porque a vida é difícil. Seguro afirmou que é sua função reconhecer o que há de positivo no país, sobretudo o que é criado a partir do Norte. Descreveu o festival como um elogio à cultura, à alegria, à música e à empatia, valores que, na sua opinião, estão ausentes em certos líderes.

O Presidente recusou o espaço VIP e misturou-se com o público. Assistiu ao concerto de Sérgio Godinho e Os Assessores com Amigos, que interpretaram o tema Liberdade, reunindo todos os convidados num espetáculo que evoca o 25 de Abril.

Esta visita acontece no terceiro dia da edição de 2026.

GNR investiga colisão de ciclista com veículo ligeiro

GNR confirma colisão com veículo ligeiro mas admite: “Circunstâncias ainda estão a ser averiguadas”

O corpo do jovem ciclista britânico Finlay Tarling, de 19 anos, seguiu para o Instituto de Medicina Legal de Viana do Castelo, enquanto a GNR prossegue com as perícias no local do acidente, em Ponte de Lima.

A GNR confirmou esta sexta-feira, em declarações aos jornalistas, que o acidente que vitimou o ciclista Finlay Tarling, de 19 anos, durante a 8.ª etapa da Volta a Portugal, consistiu numa colisão entre o atleta e um veículo ligeiro. No entanto, as autoridades foram cautelosas quanto às circunstâncias exatas do embate, salientando que a investigação está ainda numa fase inicial.

“Sim, houve uma colisão do ciclista com um veículo ligeiro”, confirmou um porta-voz da GNR. “Mas em que circunstâncias é que isso aconteceu, essas vão ter que ser apuradas. A corrida é dinâmica, teve que continuar, e só depois do desfecho final é que estamos agora a averiguar como é que isto se desenrolou.”

O acidente ocorreu pelas 15h40 na Estrada Nacional 306, no lugar de Regatal, freguesia de Arcozelo, em Ponte de Lima, a cerca de cinco quilómetros da vila.

A 8.ª etapa da 87.ª Volta a Portugal, que ligava Melgaço a Fafe (166,8 km), foi neutralizada após a tragédia. O pelotão foi informado do sucedido quando se aproximava da Senhora da Penha, em Guimarães, cerca de uma hora e 15 minutos depois do embate. A cerimónia de pódio foi cancelada e a organização, juntamente com a Federação Portuguesa de Ciclismo, manifestou as mais sentidas condolências à família do atleta, à NSN Development Team e a todos os seus entes queridos.

As autoridades garantem que todos os esforços estão a ser feitos para apurar a verdadeira causa do acidente.

Ciclista britânico de 19 anos morre em acidente em Ponte de Lima

← Back

Your message has been sent

A 8.ª etapa da 87.ª Volta a Portugal em Bicicleta foi suspensa esta sexta-feira, 14 de agosto, após a morte do jovem corredor Finlay Tarling, numa altura em que o pelotão seguia de Melgaço para Fafe.

O ciclista britânico Finlay Tarling, de 19 anos, que competia pela NSN Development Team, perdeu a vida esta sexta-feira na sequência de um grave acidente ocorrido durante a 8.ª etapa da Volta a Portugal. O sinistro aconteceu pelas 15h40 na Estrada Nacional 306, na freguesia de Arcozelo, em Ponte de Lima, mais concretamente no lugar de Regatal, a cerca de cinco quilómetros da vila.

As circunstâncias exatas do acidente estão ainda a ser apuradas pela GNR, mas circulam duas versões principais. De acordo com a versão mais amplamente noticiada, o ciclista terá sido atropelado por um automóvel que circulava em contramão. Tarling era o último atleta do pelotão e foi abalroado por um veículo que não fazia parte da organização. Outra versão, igualmente avançada por algumas fontes, indica que o acidente ocorreu na sequência de um despiste do ciclista, que terminou com um embate num automóvel que se encontrava parado.

Apesar da rápida intervenção dos meios de socorro, incluindo os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, com nove operacionais e cinco viaturas, a VMER do Alto Minho e a SIV de Ponte de Lima,  bem como da assistência médica da Volta. Não foi possível reverter a paragem cardiorrespiratória em que a vítima se encontrava, tendo o óbito sido declarado no local. O corpo foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Viana do Castelo.

A 8.ª etapa da 87.ª Volta a Portugal em Bicicleta, que esta sexta-feira ligava Melgaço a Fafe numa extensão de 166,8 quilómetros, foi neutralizada na sequência da tragédia. O pelotão, que seguia para a meta em Fafe, foi informado do sucedido quando se aproximava da Senhora da Penha, em Guimarães, cerca de uma hora e 15 minutos após o acidente. A etapa, que incluía metas volantes em Monção, Ponte de Lima e Braga, além de duas contagens de montanha de terceira categoria, ficou assim marcada pela maior tragédia da prova nos últimos anos, não havendo vencedor nem discussão da etapa.

Em comunicado, a organização da 87.ª Volta a Portugal em Bicicleta Jogos Santa Casa e a Federação Portuguesa de Ciclismo expressaram as mais sentidas condolências à família de Finlay Tarling, aos seus companheiros de equipa, à NSN Development Team e a todos os seus amigos e entes queridos. Em sinal de respeito e luto, a cerimónia de pódio prevista para esta sexta-feira foi cancelada. O primeiro-ministro, Luís Montenegro, também reagiu na rede social X, enviando as sentidas condolências do Governo de Portugal à família e à equipa do jovem ciclista.

Finlay Tarling, natural do País de Gales e nascido em outubro de 2006, representava a NSN Development Team, uma equipa de formação do circuito internacional. A sua morte repentina lançou o luto sobre o pelotão e ensombrou a 87.ª edição da Volta a Portugal.

Mosquito que pode transmitir doenças como Dengue ou Zika detetado em Guimarães

O mosquito que pode transmitir doenças como o Dengue ou o Zika foi detetado no concelho de Guimarães, mas a Unidade de Saúde Local esclareceu que o facto de existir o mosquito não significa que haja transmissão de doença.

Em nota publicada na página oficial de Facebook, a Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde (ULS) Alto Ave “informa que foi confirmada a presença do mosquito ‘Aedes albopictus’, também conhecido como mosquito-tigre-asiático, no concelho de Guimarães”, distrito de Braga.

O ‘Aedes albopictus’ pode transmitir doenças como Dengue, Chikungunya e Zika, mas para que ocorra transmissão é necessário que estejam reunidas outras condições, nomeadamente a circulação do agente infeccioso. A presença deste mosquito não significa que exista transmissão de doença”, explica esta ULS.

A ULS Alto Ave diz que, “até à presente data, não estão identificados casos de doenças transmitidas por este mosquito em Guimarães”, acrescentando estar a acompanhar a situação e que reforçou a vigilância entomológica, em articulação com as entidades competentes.

A Unidade de Saúde Pública da ULS Alto Ave explica que o mosquito se reproduz, sobretudo, em pequenas acumulações de água, frequentemente existentes junto das habitações, alertando que “a eliminação destes locais é uma das medidas mais eficazes para reduzir a sua proliferação”.

Em resposta enviada à agência Lusa, a Câmara de Guimarães refere estar também “a acompanhar a situação em permanência, considerando a estreita relação institucional que mantém com a Unidade Local de Saúde Alto Ave, nomeadamente a Unidade de Saúde Pública”.

A Unidade de Saúde Pública da ULS Alto Ave, no âmbito da Estratégia – Plano Nacional de Prevenção e Controlo de Doenças Transmitidas por Vetores, encontra-se a tomar as diligências necessárias, estando o trabalho a ser acompanhado pelo município de Guimarães, através do Serviço Municipal de Proteção Civil”, indica o município.

A autarquia dá conta de que, através dos seus canais de comunicação, procedeu à divulgação das mensagens e de materiais de comunicação disponibilizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre o mosquito.

Garantindo consistência com a comunicação nacional, designadamente quanto às medidas de prevenção das picadas e de identificação e eliminação de criadouros. De igual modo, a Câmara, através da Proteção Civil, difundiu e partilhou toda essa informação a todas as empresas municipais e Juntas de Freguesia de todo o concelho, apelando à sua ampla divulgação junto da comunidade”, salienta o município.

Homem detido por tentar matar colega com faca de trabalho

Um homem de 50 anos foi detido em Ponte de Lima por suspeita de ter tentado matar um superior hierárquico com uma faca de trabalho numa fábrica de corte e desossa de carnes, revelou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Os factos ocorreram no interior de uma unidade industrial de corte e desossa de carnes, onde o arguido exercia funções. Este, após breve troca de palavras com um superior, recorrendo a uma faca de trabalho, de forma inesperada e repentina, desferiu um golpe no abdómen deste”, descreve a PJ, em comunicado.

Após o golpe, “a vítima conseguiu fugir”, foi procurada pelo suspeito, “que se dirigiu para o exterior do edifício da unidade industrial” e, não a tendo encontrado, “colocou-se em fuga”, acrescenta a PJ relativamente ao episódio que aconteceu na freguesia de Fontão, Ponte de Lima.

Após comunicação pelo Posto Territorial de Ponte de Lima da GNR, onde o arguido horas mais tarde se viria a apresentar, foram realizadas de imediato várias diligências de investigação que permitiram recolher e consolidar fortes indícios relativamente à autoria dos factos e à detenção” do suspeito, afirma a PJ, que desenvolveu a operação através do Departamento de Investigação Criminal de Braga.

A polícia de investigação criminal explica que o suspeito está “fortemente indiciado pelo crime de homicídio qualificado na forma tentada, com recurso a arma branca”, ocorrido na quarta-feira.

A vítima foi submetida a uma intervenção cirúrgica urgente, “dado o risco de vida”, indica a PJ.

De acordo com aquela polícia, o homem apresentava “uma ferida bastante extensa e profunda que atingiu todo o músculo abdominal e que apenas por mera sorte não lacerou nenhum órgão”.

Incêndio em Fornelos mobilizou 42 operacionais

O incêndio rural que deflagrou esta tarde na freguesia de Fornelos e Queijada, em Ponte de Lima, encontra-se já em fase de conclusão, de acordo com o último registo oficial desta quinta-feira, 13 de agosto de 2026.

O alerta foi dado pelas 14h57, com o fogo a lavrar numa zona de mato na Rua da Carreira. A rápida mobilização colocou os meios no local e para o combate às chamas.

Ao longo da tarde a ocorrência evoluiu favoravelmente: e, pelas 18h10,  os focos ativos estavam já controlados e os trabalhos de rescaldo a decorrerem.

No terreno, estiveram empenhados 42 operacionais, apoiados por 13 meios terrestres. O socorro também se fez pelo ar com a ajuda de um meio aéreo. Tratou-se da aeronave KILO01 a operar a 900 pés de altitude e 95 nós de velocidade, a cerca de 1,8 km do perímetro.

A área ardida ainda não foi contabilizada, mantendo-se o dispositivo em alerta até à completa extinção do sinistro.

FOTO: Antonio Matos Lopes

Romaria  volta ao Monte de São Lourenço desta vez para ver o eclipse

Primeiro foi a fé, depois, a ciência. O Monte de São Lourenço, na freguesia de Gondufe, voltou a encher-se de gente esta quarta-feira, 12 de agosto, mas, desta vez, a motivação não foi a tradição religiosa, mas sim o eclipse solar parcial que pintou o céu do Norte de Portugal ao final da tarde.

 

Depiis do Monte de S. Lourenço ter sido palco das tradicionais festividades em honra do santo padroeiro, hoje foi a vez de novos forasteiros subirem ao alto da freguesia.

Curiosos, famílias e entusiastas da astronomia percorreram as mesmas veredas para contemplar um fenómeno que não se via em Portugal desde 1912. A altitude do Monte de São Lourenço e a sua vista desobstruída sobre o vale do Trovela até Viana do Castelo transformaram-no num mirante de eleição para observar o eclipse parcial, cujo pico ocorreu por volta das 19h30.

Em apenas três dias, o mesmo cume serviu dois propósitos distintos: a devoção ancestral e o fascínio científico. Se no fim de semana os sinos tocaram para o santo, hoje os olhos estiveram postos no céu, num espetáculo que uniu gerações.

A escolha do Monte de São Lourenço para ver o eclipse foi seguramente uma boa escolha valorizada por ser um miradouro natural  de grande potencial, onde é  possivel avistar  uma grande extensão do Vale do Lima

Depois de ‘Subir à Vila’ o festival arranca no Taboão

A 32.ª edição do Festival Paredes de Coura arranca hoje com Kneecap e Wet Leg no palco principal e prolonga-se até sábado com bandas como Underworld, M.I.A., Bloc Party e Amyl and The Sniffers.

Thundercat, Hermanos Gutiérrez, Patrick Watson (solo piano), Benjamin Clementine e CMAT são outros dos cabeças de cartaz do festival que se realiza na vila minhota de Paredes de Coura.

Pelo palco principal do festival, junto à praia fluvial de Taboão, vão também passar, hoje, Westside Cowboy (17:25) e First Breath After Coma + Salvador Sobral (19:15)

Na quinta-feira, é a vez de A Garota Não (17:00), Aldous Harding (19:00), Kurt Vile & The Violators (21:00), seguindo-se, na sexta-feira, Carolina Durante (16:55) e Sérgio [Godinho] & Os Assessores com Amigos (18:40).

No sábado, a partir do anfiteatro natural do festival, vai ser possível ver e ouvir Patrick Watson, em piano solo (17:10), Cate Le Bon (18:55) e MEUTE (20:45).

Pelo Paredes de Coura passam também Aldous Harding, Kurt Vile & The Violators, Pale Jay, Joy Orbison, The Horrors, Maruja, Wu Lyf, Getdown Services, Show Me The Body, Bassvictim, Ryan Davis & The Roadhouse Band, Sophia Stel, Hudson Freedman, assim como Marie Davidson DJ Set, Capitão Fausto, Noiserv e Milhanas, entre outros.

O festival de Paredes de Coura aconteceu pela primeira vez em 1993, por iniciativa de um grupo de amigos – do qual fazia parte Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara durante três mandatos, até outubro de 2025, que queria organizar um evento dedicado ao rock independente.

Incêndio em Paredes de Coura mobiliza 12 operacionais

Um incêndio rural lavra na freguesia de Paredes de Coura e Resende, no concelho de Paredes de Coura, na madrugada desta quarta-feira, 12 de agosto.

O alerta foi dado às 00:56, tendo os primeiros meios chegado ao teatro de operações pelas 01:12. De acordo com as informações uma zona de mato arde nas imediações da Capela de São Sebastião e, no local, estão empenhados 12 operacionais, apoiados por 3 viaturas.

A ocorrência segue em monitorização, aguardando-se novas atualizações sobre a evolução do combate nas próximas horas.

ASAE apreende 76 toneladas de géneros alimentícios em Braga

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu um entreposto ilegal e apreendeu 76 toneladas de géneros alimentícios, no distrito de Braga, indicou hoje esta autoridade.

Em comunicado, a ASAE explica que, através da Unidade Regional do Norte, realizou nas últimas semanas uma operação de fiscalização no âmbito do combate a ilícitos contra a saúde pública, incidindo sobre um operador económico sediado no distrito de Braga.

No decurso da ação inspetiva, foi detetado que a unidade onde se procedia à produção, embalamento e distribuição de produtos alimentares operava sem o Número de Controlo Veterinário (NCV), atribuído pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), requisito legal indispensável ao exercício daquela atividade e ao cumprimento das normas de segurança alimentar”, adianta este organismo público.

Na sequência das irregularidades detetadas, a ASAE refere que instaurou “o respetivo processo de contraordenação” e determinou “a suspensão parcial da atividade da unidade”.

Durante a operação, foram apreendidos 75.867 quilogramas de géneros alimentícios de origem animal, correspondentes a cerca de 76 toneladas de produtos.

O estabelecimento onde os produtos eram posteriormente comercializados foi igualmente alvo de suspensão parcial da atividade, por não reunir as condições técnicas e funcionais exigidas, bem como por apresentar deficiências ao nível do asseio e da higiene”, adianta a ASAE.

Share this:

Like this:

Like Loading…