Módulo de Acessibilidade

Braga mais “Authentica” este fim de semana

O festival Authentica inicia hoje a terceira edição, no Forum Braga, com um cartaz onde se destacam a brasileira Luísa Sonza, os britânicos James e The Kooks, e o português Nininho Vaz Maia, entre outros.

Marco Polónio, CEO da Malpevent, empresa responsável pelo festival quer tornar o maior festival “indoor” de Portugal num evento de referência na região e no país.

O recinto, em área fechada, tem capacidade para 36 mil festivaleiros, com uma área de 25.000 m2, onde a organização espera receber famílias e jovens de todas as partes do país, bem como de diversas regiões de Espanha.

As condições climatéricas também não são impedimento já que este é um festival com a área totalmente coberta, onde existem túneis a fazer a ligação entre os vários palcos para que os festivaleiros não apanhem chuva.

Marco Polónio deixou o convite em especial aos bracarenses já que, “dentro de portas”, têm agora a oportunidade de assistir a um festival com músicos internacionais que não podem ver facilmente durante o ano.

Esta terceira edição do festival conta com a presença de artistas de diferentes géneros musicais, divididos em dois palcos, sendo o principal o Palco Authentica e o secundário o Palco Urban, dedicado a talentosos artistas do Hip-Hop e Trap.

Os concertos de hoje começam às 18:45, com Allexia, seguindo-se Lucas de Freitas e depois Domingues, Nininho Vaz Maia, Piruka, Lukas Graham, MC Cabelinho e Luísa Sonza, antes do fecho, a cargo de Danni Gato.

No sábado, o alinhamento do festival passa por LEO2745, Cian Ducrot, Chefin, The Kooks, L7NNON, James, Mascarilha, Padre Guilherme e André Salvador.

As portas do festival abrem às 17:15 e o recinto encerra às 03:00.

Os bilhetes diários para o festival custam 49 euros, enquanto o passe para os dois dias vale 83 euros.

 

Homem morre atropelado após colisão em Esposende

Um homem morreu hoje atropelado na A28 na zona de Apúlia, Esposende, depois de a viatura em que seguia ter estado envolvida num acidente, disse fonte dos bombeiros.

Segundo a fonte, o acidente registou-se no sentido Viana do Castelo – Porto, quando a vítima saiu do carro depois da colisão e foi colhida por uma outra viatura.

O alerta foi dado pelas 18:38 e, para o local, foram mobilizadas duas corporações de bombeiros e uma viatura médica de reanimação e emergência, além de uma equipa de psicólogos do INEM.

A GNR tomou conta da ocorrência.

 

Presidente da Banda de Estorãos morre em explosão em Ponte de Lima

Um homem morreu hoje numa explosão quando estaria a manusear um bidão com diluente, disse fonte da proteção civil.

A explosão terá ocorrido quando a vítima manuseava um bidão de diluente junto a um anexo de uma habitação na Travessa de Crasto, Estorãos, Ponte de Lima.

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Hugo Fernandes, existem “fortes indícios de que o homem estivesse a cortar o bidão de diluente com uma rebarbadora”.

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Hugo Fernandes, referiu existirem “fortes indícios de que o homem estivesse a cortar o bidão de diluente com uma rebarbadora”.

O acidente não causou danos no anexo, nem na habitação, mas lamentavelmente provocou a morte de uma pessoa.

Trata-se de Eugénio Afonso, de de 57 anos, natural de S. Pedro de Arcos, Ponte de Lima.

No passado a vítima esteve ligada a negócio de carpintaria e, atualmente, era presidente da Banda de Música de Estorãos, freguesia onde residia.

Fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo afirmou estarem em curso diligências para apurar as causas da explosão, mas referiu haver “fortes indícios” da utilização da rebarbadora para cortar o bidão de diluente, junto a um anexo de uma habitação de familiares da vítima mortal.

O alerta foi dado às 09:54 por um familiar da vítima.

Hugo Fernandes adiantou ter sido acionada uma equipa de psicólogos do INEM para prestar apoio aos familiares da vítima.

Ao local compareceram 16 operacionais e sete viaturas dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Ponte de Lima, a Viatura de Emergência Médica (VMER) estacionada no hospital de Viana do Castelo, a Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE) do INEM e a GNR.

 

Marta Paço vence na Califórnia e é tetracampeã no surf adaptado

A surfista portuguesa Marta Paço sagrou-se hoje tetracampeã mundial ISA na classe adaptada VI-1, para cegos, em competição que decorreu em Huntington Beach, na Califórnia, Estados Unidos.

“Foi tão marcante como o meu primeiro título. Eles são todos diferentes, especiais à sua maneira, mas este foi um dos campeonatos em que me senti melhor, em que consegui surfar melhor e gerir melhor a ansiedade”, congratulou-se a atleta de Viana do Castelo, de apenas 19 anos.

Marta Paço confirmou o seu favoritismo na competição, triunfando com 10,83 pontos e superando, por larga margem, a francesa Valentine Moskoteoc (4,66) e a espanhola Carmen Lopez (4,50), respetivamente prata e bronze.

“Hoje vimos uma Marta mais madura, que controla melhor as suas emoções e que surfou muito bem. Isto é o concretizar do trabalho que temos feito durante todos estes anos”, elogiou o selecionador português de para surf, Tiago Prieto.

Na sexta-feira, Camilo Abdula tinha conquistado a prata na classe Stand 1, enquanto Afonso Fraia foi nono em Prone 2.

“Viemos com três atletas e levámos duas medalhas e um nono lugar. Objetivos cumpridos, superando os resultados do ano passado. Gostaria de realçar que estas medalhas não teriam sido possíveis sem o apoio desta extensa equipa que vai além de mim e dos atletas e que sempre esteve unida em torno do sucesso comum”, completou o selecionador.

 

Demissão de Vasco Ferraz “é das piores decisões políticas desde o 25 de abril”

José Nuno Araújo, vereador da CMPL, mostrou-se surpreendido  com a demissão de Vasco Ferraz da vice-presidência da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

O presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima (CMPL) comunicou a sua demissão ao executivo da câmara limiana na última sessão ordinária e prometeu informar também a Assembleia Municipal na próxima reunião.

José Nuno Araújo, vereador do PSD no executivo camarário, mostrou-se surpreendido com a atitude de Vasco Ferraz e questiona o que Ponte de Lima poderá ganhar com a recusa de Vasco Ferraz.

Segundo o vereador, esta é uma das “piores decisões políticas desde o 25 de abril”, já que, desta forma, “Ponte de Lima perdeu, no imediato, estar no centro de decisão quando estão a ser distribuídos fundos do PRR e outros fundos comunitários”.

José Nuno Araújo estranha como é possível “abdicar de um eventual direito adquirido”, já que “este lugar sempre foi atribuído a Ponte de Lima, por uma questão de representatividade partidária entre os partidos que elegem presidências de Câmara nos 10 concelhos do distrito”.

O vereador diz estar convencido de que “o CDS está cada vez mais isolado naquilo que é o todo a nível do distrito de Viana do Castelo”.

Questionado sobre a atitude do autarca, Manoel Batista, presidente da CIM do Alto Minho, recusou-se a comentar.

“Não respondo, de todo, a essa questão. As decisões do senhor presidente da Câmara de Ponte de Lima são respeitáveis. São decisões dele. A CIM segue o seu caminho”, afirmou.

O socialista, que é também presidente da Câmara de Melgaço, acrescentou que “nada está decidido” quanto ao sucessor de Vasco Ferraz.

A CIM do Alto Minho foi constituída em outubro de 2008 e engloba os municípios que correspondem à Unidade Territorial Estatística de Nível (NUT) III do Minho-Lima. Integram a associação os concelhos de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS), Vila Nova de Cerveira (PS), Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS).

 

Homem morre atropelado e condutor suspeito já foi detido

Um homem de 72 anos morreu atropelado, na madrugada de hoje, na Estrada Nacional (EN) 13, em Valença e o condutor, de 62 anos, que fugiu do local, foi detido e constituído arguido, revelou fonte da GNR.
Segundo fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, o alerta foi dado cerca das 02:40, dando conta de um corpo caído junto à EN 13, na freguesia de Gandra, em Valença.
Segundo os Bombeiros Voluntários de Valença, à chegada dos meios de socorro o homem encontrava-se gravemente ferido, “com vários ferimentos graves e fraturas”.
Fonte daquela corporação adiantou ter sido “acionada a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Valença que acompanhou a equipa dos bombeiros no transporte da vítima, em manobras de reanimação, até ao Serviço de Urgência Básica (SUB) de Monção, onde foi confirmado o óbito”.
No local a GNR confirmou “indícios de atropelamento”.

Iris Loba expõe nos Paços do Concelho

Os Paços do Concelho de Ponte da Barca acolhem hoje às 21:30, a exposição Meta•morfo•sis, da escultora e artista plástica de Viana do Castelo Iris Loba.

A sessão de inauguração será marcada pela ‘performance’ Pré●form, um momento intimista e autobiográfico que contará com a participação do pintor Mutes, do músico Mikhail Arutyunyan, sendo a sonoplastia poética a cargo da artista.

Com o título evocativo “Antes do Ser ~ Já era, a Pré●form proporcionará uma imersão na narrativa pessoal da artista, explorando as raízes e inspirações por detrás da sua obra”.

A mostra, de acesso gratuito e que estará patente ao público até ao dia 30 de novembro.

Adjudicada obra de requalificação do Centro de Saúde

A Câmara de Arcos de Valdevez aprovou hoje a adjudicação da empreitada de requalificação e ampliação do centro de saúde pelo valor de 782.320,75 euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em comunicado enviado às redações, a autarquia do distrito de Viana do Castelo referiu que o investimento vai permitir “melhorar a prestação dos cuidados de saúde e proporcionar aos profissionais e aos utentes um melhor serviço” num edifício com mais de 30 anos.

 

Vasco Ferraz demite-se da vice-presidência da CIM Alto Minho

O presidente da Câmara de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, confirmou hoje ter apresentado a demissão da vice-presidência da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, escusando-se a prestar mais esclarecimento sobre o assunto.

O autarca disse ser sua “intenção apenas comunicar” a demissão do cargo na CIM do Alto Minho à Câmara de Ponte de Lima, o que aconteceu na última quinta-feira, em sessão ordinária do executivo. Vasco Ferraz acrescentou que informará também a Assembleia Municipal na próxima reunião.

Questionado sobre a atitude do autarca, Manoel Batista, presidente da CIM do Alto Minho, recusou-se a comentar.

“Não respondo, de todo, a essa questão. As decisões do senhor presidente da Câmara de Ponte de Lima são respeitáveis. São decisões dele. A CIM segue o seu caminho”, afirmou.

O socialista, que é também presidente da Câmara de Melgaço, acrescentou que “nada está decidido” quanto ao sucessor de Vasco Ferraz.

Com esta demissão, a CIM do Alto Minho passa a ter apenas um vice-presidente, o social-democrata António Barbosa, presidente da Câmara de Monção.

GNR recupera bicicleta elétrica roubada no valor de seis mil euros

A GNR recuperou uma bicicleta elétrica e constituiu arguido um homem de 42 anos por suspeita de furto, no concelho de Viana do Castelo, foi hoje divulgado.

Em comunicado, o Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo adianta que, na última quarta-feira, e, no cumprimento de um mandado de busca domiciliária, foi recuperada a bicicleta, avaliada em seis mil euros.

O suspeito foi constituído arguido e os factos remetidos ao tribunal Judicial de Viana do Castelo.

A operação policial contou com o reforço de militares dos postos territoriais de Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha.

 

Share this:

Like this:

Like Loading...