Módulo de Acessibilidade

Festival Folk Celta arranca hoje com entrada gratuita

Zezé Fernandes terá hoje o privilégio de subir ao palco na sua terra natal, marcando o arranque da XVIII edição do Festival Folk Celta em Ponte da Barca, que decorre de 25 a 27 de julho.

O Festival Celta inicia hoje prometendo três dias de espetáculos, cultura e tradição. O evento, que é já uma referência nas manifestações da cultura celta na região, decorre até domingo e integra também a Feira Celta, acrescentando um ambiente de mercado ancestral ao programa musical.

Hoje, a noite de abertura do evento está a cargo de Zeze Fernandes, Emmy Curl e o grupo A Garota Não, acompanhados pelas Cantadeiras de São Martinho de Crasto, numa fusão de sons que promete animar o público.

Amanhã, sábado, o palco recebe a Mosquera Celtic Band, Ana Lua Caiano, Oscar Ibáñez & Tribo, além dos convidados especiais Daniel Pereira Cristo e os Gaiteiros de Bravães.

Com entrada gratuita, o festival tem como objetivo promover as raízes culturais na região, atraindo tanto habitantes locais como visitantes de outras partes do país e da Galiza. Além da música, os participantes poderão disfrutar de um ambiente único, marcado pela decoração temática e pela gastronomia tradicional.

O Festival Folk Celta, organizado anualmente, consolida-se como um dos principais eventos do género no Norte de Portugal, celebrando a herança celta que influenciou a identidade minhota.

 

 

Bombeiros combatem incêndio florestal em Ermelo

O incêndio florestal que deflagrou esta madrugada na freguesia de Ermelo, Arcos de Valdevez, continua ativo e bombeiros estão no terreno a combater as chamas.

O alerta para um incêndio florestal de grandes proporções na freguesia de São Jorge e Ermelo, Arcos de Valdevez, foi dado às 04:45 desta sexta-feira, 25 de julho de 2025, tendo os primeiros meios chegado ao local às 05:00, após o despacho de 1ª Alerta.

As equipas de combate estão no local a combater as chamas, que afetam uma área de povoamento florestal e, segundo fonte da Proteção Civil, estão a aguardar a chegada de meios aéreos.

O incêndio mobiliza atualmente 62 operacionais, apoiados por 18 viaturas.

A rápida intervenção dos bombeiros têm sido cruciais para evitar a propagação do fogo, no entanto, as condições meteorológicas, marcadas por temperaturas elevadas e ventos moderados, podem complicar as operações.

Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais graves, sendo que as causas do fogo são ainda desconhecidas. De registar que este é o segundo incêndio de média dimensão registado esta semana na região.

 

‘Ferry’ vai ser rebocado para avaliação técnica na Galiza

O ‘ferryboat’ internacional que liga Caminha, no Alto Minho, a La Guardia, na Galiza, vai ser hoje rebocado para um estaleiro galego para “avaliação das condições da embarcação”, que está parada desde 2020 devido ao assoreamento do rio Minho.

Em declarações hoje à agência Lusa, o presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, adiantou que a operação, prevista para esta tarde, “foi planeada em articulação com a capitania do porto de Caminha” e prevê o reboque da embarcação desde o concelho até aos estaleiros existentes em Camposancos, em La Guarda.

“Uma vez que o rio Minho se encontra fortemente assoreado e por forma a garantir todas as condições de segurança, quer para o tráfego marítimo, quer para a integridade do ‘ferry’, o mesmo será transportado por uma empresa especializada de reboque marítimo”, adiantou o autarca socialista.

Para além da Câmara Municipal, acompanhará a intervenção de reboque a capitania do porto de Caminha e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Segundo Rui Lages, a operação de reboque do ‘ferry’ Santa Rita de Cássia foi “planeada há longos meses”. O autarca explicou que o objetivo é “fazer uma inspeção à embarcação para ver da viabilidade” de continuar a cruzar o rio internacional.

“Se houver viabilidade, a intenção da Câmara de Caminha é proceder à sua reparação (…), sendo certo também que é imprescindível o desassoreamento da foz do rio Minho para que o ‘ferry’ possa navegar. Tanto assim é que o ‘ferry’ tem de ser rebocado para garantir a segurança náutica, mas também para garantir a segurança e integridade da própria embarcação, uma vez quer os canais do rio estão muito assoreados e degradados”, disse.

O ‘ferryboat’ Santa Rita de Cássia começou a cruzar o rio Minho em 1995. Está ancorado e parado desde 2020, inicialmente por restrições nas fronteiras por causa da pandemia de covid-19 e, posteriormente, porque o pontão em Espanha esteve inoperacional.

Após a conclusão das obras no pontão galego, em 2023, o ‘ferry’ continuou parado por causa do assoreamento do rio.

Caminha é único concelho do vale do Minho que depende do transporte fluvial para garantir a ligação regular à Galiza. Vila Nova de Cerveira, Valença, Monção e Melgaço dispõem de pontes internacionais.

Rui Lages apelou “às entidades governamentais para que cheguem a um consenso, entre Portugal e Espanha, por forma a que o rio Minho seja navegável e Caminha possa finalmente ter a sua ligação fluvial permanente e regular com a La Guardia”.

“Precisamos de ter o rio navegável para que a embarcação, se tiver viabilidade, possa operar no dia seguinte ao desassoreamento”, disse, acrescentando que é essa a “pressão” que o município tem vindo a fazer há longos anos”.

“Não temos tido sucesso nas respostas que nos são dadas por parte do Governo, mas entendemos que é urgente e premente que se possa fazer este desassoreamento. Ainda na semana passada o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do (AECT) Rio Minho esteve reunido na capitania do porto de Caminha e foi colocada em cima da mesa a preocupação por termos um rio cada vez mais a definhar pela falta de desassoreamento. As condições de navegação estão postas em causa, as condições de segurança estão postas em causa. Os postos de atracagem da Polícia Marítima também se encontram numa zona totalmente assoreada. Não raras vezes as embarcações estão assentes em bancos de areia e a operacionalidade do socorro também está em causa”, frisou.

O Mundo ao Contrário apresente cerca de 40 espetáculos

A iniciativa O Mundo ao Contrário, que vai decorrer entre sexta-feira e domingo em Paredes de Coura, vai apresentar cerca de 40 espetáculos, desde animação de rua, teatro ‘clown’, novo circo e residências, foi hoje revelado.

A edição deste ano vai contar com a participação da Compagnie des Quidams (França), Bubble on Circus (Itália), Tomate (Argentina), Karkocha (Chile), Sebastian Godoy (Argentina), Nacho Villar Producciones & Yllana (Espanha), Pina Polar (Polónia), Duo Kaos (Itália), O Último Momento (França), Mauro Wolynski (Argentina), Cie L’Arbre à Vache (França), Hugo Miró (Espanha), Plim Crash Pum (Portugal), Companhia Fika (Portugal), A Barca de Noé ao Contrário (Portugal), Companhia A Nariguda (Portugal) e a estreia absoluta da nova produção da Nuvem Voadora (Portugal).

A atividade O Mundo ao Contrário “não só reúne artistas nacionais e estrangeiros, como também desafia os mais novos a participarem em oficinas de artes plásticas jogos, pinturas faciais, construções Lego na Caixa dos Brinquedos, impressão 3D, corte laser e máquina de pins no Espaço Maquer”.

 

Homem de 86 anos morre em capotamento de trator agrícola

Um homem de 86 anos morreu hoje na sequência do capotamento do trator agrícola que conduzia no Caminho das Veigas, freguesia de Porreiras, em Paredes de Coura, distrito de Viana do Castelo, revelou a proteção civil.

Contactada pela agência Lusa, fonte do comando sub-regional do Alto Minho da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse que o alerta foi dado às 15:40.

Ao local compareceram os Bombeiros de Paredes de Coura, a Viatura de Emergência Médica (VMER) do Alto Minho, estacionada no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Valença, a Unidade Móvel de Intervenção Psicológica (UMIP) do INEM e a GNR que empenhou ainda o Núcleo de Investigação de Crimes em Acidentes de Viação.

 

BREVES: Norte – 2.ª edição

AVEIRO: Plano de Pormenor do Cais do Paraíso entra em Discussão Pública

A Câmara de Aveiro aprovou a proposta do Plano de Pormenor do Cais do Paraíso e a abertura de um período de discussão pública por 20 dias, informou hoje a autarquia.

Segundo uma nota camarária, o plano visa a reconversão de um vazio urbano de importância estratégica localizado numa das principais portas de entrada da cidade, promovendo a qualificação e a integração harmoniosa entre o tecido urbano e os canais da Ria de Aveiro.

Após o período de participação pública, o documento segue para nova apreciação pelo executivo municipal e para deliberação da Assembleia Municipal de Aveiro.

 

 

ALTO MINHO/GALIZA: Arte nas ruas no XIII Concurso de Pintura ao Ar Livre António Fernández

As ruas de Tomiño, na Galiza, e de Vila Nova de Cerveira, no Alto Minho, recebem a 17 de agosto cavaletes, telas e artistas no XIII Concurso de Pintura ao ar Livre António Fernández, foi hoje divulgado.

O evento é organizado pela Eurocidade Cerveira-Tomiño, com a colaboração da Fundação Bienal de Arte de Cerveira e da Comunidade de Baldios de Goián.

Os interessados podem inscrever-se, gratuitamente, até às 13:00 (hora de Portugal) do dia 13 de agosto, através do sítio oficial da Eurocidade Cerveira-Tomiño, na Internet.

No total, serão atribuídos pelo município de Tomiño, pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira e pela Comunidade de Baldios de Goián mais de 2.650 euros em prémios, divididos por três categorias: infantil (até aos 11 anos), juvenil (dos 12 aos 17 anos) e adultos.

 

 

PAREDES DE COURA: O Mundo ao Contrário apresente cerca de 40 espetáculos

A iniciativa O Mundo ao Contrário, que vai decorrer entre sexta-feira e domingo em Paredes de Coura, vai apresentar cerca de 40 espetáculos, desde animação de rua, teatro ‘clown’, novo circo e residências, foi hoje revelado.

A edição deste ano vai contar com a participação da Compagnie des Quidams (França), Bubble on Circus (Itália), Tomate (Argentina), Karkocha (Chile), Sebastian Godoy (Argentina), Nacho Villar Producciones & Yllana (Espanha), Pina Polar (Polónia), Duo Kaos (Itália), O Último Momento (França), Mauro Wolynski (Argentina), Cie L’Arbre à Vache (França), Hugo Miró (Espanha), Plim Crash Pum (Portugal), Companhia Fika (Portugal), A Barca de Noé ao Contrário (Portugal), Companhia A Nariguda (Portugal) e a estreia absoluta da nova produção da Nuvem Voadora (Portugal).

A atividade O Mundo ao Contrário “não só reúne artistas nacionais e estrangeiros, como também desafia os mais novos a participarem em oficinas de artes plásticas jogos, pinturas faciais, construções Lego na Caixa dos Brinquedos, impressão 3D, corte laser e máquina de pins no Espaço Maquer”.

 

 

PORTO: PSP detém dois homens suspeitos de tráfico de droga no bairro Pinheiro Torres

A PSP do Porto deteve em flagrante delito dois homens, de 24 e 42 anos, suspeitos de tráfico de droga no bairro Pinheiro Torres, foi hoje anunciado.

Segundo um comunicado, a detenção ocorreu pelas 14:30 de quarta-feira enquanto os suspeitos faziam “venda direta a consumidores”.

Foram apreendidas “353 doses de cocaína, 879 doses de heroína, 38 doses de haxixe e 5.975,34 euros em dinheiro”, segundo a PSP.

Os suspeitos vão hoje ser presentes às autoridades judiciárias.

 

 

MINHO: Vaudeville Rendez-vous regressa entre 15 e 18 de julho de 2026

O festival internacional Vaudeville Rendez-vous, considerado o “maior festival de circo contemporâneo do país”, regressa entre 15 e 18 de julho de 2026 à região do Minho, revelou hoje a organização.

“Já são conhecidas as datas da edição de 2026 do Festival Internacional Vaudeville Rendez-vous. O maior festival de circo contemporâneo do país volta a ‘invadir’ o Minho entre 15 e 18 de julho” do próximo ano, refere a organização, em comunicado.

Na edição deste ano, mais de sete mil pessoas passaram pelas cidades de Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão para conhecer as propostas das mais relevantes companhias nacionais e internacionais e participar nas oficinas e ‘workshops’ disponíveis.

Portugueses com resultados discretos no cross country curto

A portuguesa Ana Santos foi hoje 23.ª na prova de cross country curto (XCC) do Campeonato da Europa de BTT, a decorrer em Melgaço, na qual se impôs a olímpica sueca Jenny Rissveds.

A luta pela medalha de ouro, muito equilibrada e intensa, entre as quatro primeiras classificadas, levou ao abandono precoce de mais de 25% das inscritas, com Rissveds a acabar por conquistar o título europeu.

Campeã de cross country olímpico no Rio2016 e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, a sueca bateu as suíças Nicole Koller e Linda Indergand, ambas a três segundos, com a campeã mundial de XCC, a britânica Evie Richards, a ser quarta classificada, a quatro.

Ana Santos entrou bem na corrida feminina de elite, perdendo algumas posições no setor intermédio, mas recuperou e foi 23.ª classificada, entre as 25 ciclistas que concluíram a prova, a 01.37 minutos da vencedora.

“A Ana vem de uma lesão grave e provas com as características desta nem são as melhores para quem está em recuperação, mas demonstrou que está a evoluir bem. Fiquei muito satisfeito com o desempenho”, resumiu o selecionador nacional, Pedro Vigário, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Em elites masculinas, o pódio foi totalmente suíço, com Luca Schätti a deixar Thomas Litscher a três segundos e Adrien Boichis a quatro, respetivamente na segunda e terceira posições.

O português Roberto Ferreira manteve-se no pelotão mais numeroso, chegando ao final no 28.º lugar, a 42 segundos do vencedor.

“Em termos gerais, o Roberto esteve bem. Apesar do nível da corrida, manteve-se sempre bem colocado. Houve uma ou outra questão tática que poderia ter resolvido melhor, mas, globalmente, esteve bem”, considerou Vigário.

Na sexta, o Campeonato da Europa de BTT, que decorre até domingo, em Melgaço, conta apenas com uma corrida, a estafeta mista (team relay), em que Portugal estará representado por Ricardo Marinheiro, Ana Santos, João Fonseca, Beatriz Guerra, Daniel Franco e Margarida Vasconcelos.

 

Nova residência académica de 18,9 ME vai criar 400 camas

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) consignou hoje a empreitada de construção da nova residência académica, na Praia Norte, num investimento de 18,9 milhões que vai disponibilizar 400 novas camas, foi hoje divulgado.

Em comunicado enviado às redações, o IPVC adianta que a nova residência académica vai ser construída no ‘campus? da Escola Superior de Tecnologia e Gestão. A cerimónia de consignação da empreitada decorreu, na tarde de hoje, na biblioteca professor Barbosa Romero.

A construção do novo edifício foi adjudicada ao consórcio formado pelas empresas Domingos da Silva Teixeira, S.A. e Cari Construtores, S.A.

A obra “representa um investimento de 15.397.000 euros, acrescidos de IVA, totalizando 18.938.310 euros”, sendo que o prazo de execução é de 12 meses.

A “futura residência disponibilizará 400 novas camas, distribuídas por 160 quartos duplos, 40 quartos individuais, 10 quartos adaptados para estudantes com mobilidade condicionada, 10 estúdios individuais e 10 estúdios duplos”, sendo que “todos os quartos serão equipados com casa de banho privativa”.

O “edifício incluirá ainda uma cantina e bar, gabinete de saúde, área de fitness e diversos espaços de utilização comum, desenhados para responder às necessidades académicas, sociais e de bem-estar dos estudantes”.

Citado na nota enviada às redações, o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, diz que a empreitada “traduz-se uma aposta clara na qualidade das condições de vida estudantil e num modelo de alojamento funcional, acessível e inclusivo. Esta é uma obra com um impacto enorme na vida académica dos nossos estudantes”.

“Não se trata apenas de alojamento, mas de criar um verdadeiro ambiente de bem-estar, segurança e integração para quem escolhe estudar no IPVC. A residência da Praia Norte representa um novo paradigma de vivência universitária e vem reforçar a nossa missão pública de garantir igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior”, realçou.

Com “a construção da residência da Praia Norte, a par da nova residência em Valença (56 camas), da adaptação da antiga Escola Primária de Prado, em Melgaço (21 camas), e da reabilitação do edifício da antiga Pousada da Juventude no mesmo concelho (38 camas), a oferta do IPVC aproxima-se de duplicar face ao volume atual”.

“Este investimento não é isolado. Faz parte de um plano consistente que cobre todo o território onde o IPVC está presente. Queremos garantir que nenhum estudante fica para trás por falta de alojamento condigno ou por razões económicas. Apostamos em soluções sustentáveis, próximas, bem equipadas e acessíveis”, acrescenta o presidente do IPVC.

Paralelamente, “está em curso a renovação da residência do Centro Académico (132 camas), cuja conclusão está prevista para setembro deste ano”.

No “final de junho também se iniciou a reabilitação da residência da Escola Superior Agrária (ESA), em Ponte de Lima (137 camas), seguindo-se a residência da Escola Superior de Educação (ESE), com 119 camas, também em Viana do Castelo”.

“Este reforço substancial da capacidade de alojamento reflete o compromisso do IPVC com a coesão territorial, o combate às desigualdades no acesso ao ensino superior e a valorização dos territórios onde está implantado. A criação de condições de alojamento a custos controlados, confortáveis e integrados nas dinâmicas locais é uma prioridade estratégica da instituição, que prossegue assim a sua missão pública de garantir ensino superior de qualidade com forte impacto regional”, destaca Carlos Rodrigues.

Com mais de 5.800 alunos, o IPVC tem seis escolas distribuídas pelo distrito de Viana do Castelo – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTESP e outras formações de caráter profissionalizante.

 

Homem morre em acidente com trator em Paredes de Coura

Um homem de 86 anos morreu hoje na sequência do capotamento do trator agrícola que conduzia no Caminho das Veigas, freguesia de Porreiras, em Paredes de Coura, revelou a proteção civil.

Contactada pela agência Lusa, fonte do comando sub-regional do Alto Minho da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse que o alerta foi dado às 15:40.

Ao local compareceram os Bombeiros de Paredes de Coura, a Viatura de Emergência Médica (VMER) do Alto Minho, estacionada no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Valença, a Unidade Móvel de Intervenção Psicológica (UMIP) do INEM e a GNR que empenhou ainda o Núcleo de Investigação de Crimes em Acidentes de Viação.

 

Sá de Miranda recebe “Teatro às três pancadas”

O Teatro do Noroeste Centro Dramático de Viana acolhe no próximo dia 26 de julho de 2025, às 17h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo o espetáculo “Teatro às Três Pancadas”, uma criação do Cendrev a partir de textos de António Torrado, figura incontornável da literatura e dramaturgia infantojuvenil portuguesa.

Este espetáculo reúne três peças curtas — “Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama”, “As Três Abóboras” e “Os Quatro Pés do Trono” — que fazem parte do Plano Nacional de Leitura, numa encenação de Jorge Baião. A narrativa parte de uma trupe de saltimbancos que, entre música e cor, percorre aldeias e vilas, trazendo à cena um mundo mágico onde se cruzam reis, piratas, ilhas misteriosas, magos e camponeses. Com um tom lúdico e imaginativo, a proposta celebra o “prazer irresistível de inventar o teatro”, como o próprio Torrado gostava de dizer.

Interpretado por Beatriz Sousa, Fabrisio Canifa, Ivo Luz, Luís Bonito e Maria Marrafa, o espetáculo conta ainda com música original de António Bexiga, cenário e figurinos de Filipa Malva, desenho de luz de António Rebocho e tradução em Língua Gestual Portuguesa assegurada por Núria Galinha, da Associação de Surdos de Évora. Com a duração aproximada de 55 minutos e recomendado para maiores de 6 anos, “Teatro às Três Pancadas” convida o público de todas as idades a redescobrir o encantamento do teatro feito com humor, poesia e criatividade.

 

Share this:

Like this:

Like Loading...